Economia Titulo Processos produtivos
S.Bernardo tem plano para explorar turismo industrial

Ideia é inserir ida a fábricas em roteiros para que
visitantes conheçam processo fabril da região

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
29/09/2013 | 07:21
Compartilhar notícia


Aproveitar o grande número de fábricas na região para fortalecer um tipo de turismo até então praticamente inexplorado no Grande ABC: a visitação a indústrias. Grupo de representantes do segmento turístico, com o apoio da Prefeitura de São Bernardo, idealizou programa desse tipo, que já começa a sair do papel.

Na quarta-feira, integrantes da administração municipal e desse grupo participaram de iniciativa piloto, fazendo um tour na Wheaton, produtora de embalagens em vidro situada na cidade. A experiência é vista como o primeiro passo para incluir visitas semelhantes em pacotes turísticos, como um dos atrativos do Grande ABC. A ideia é que, juntamente com os passeios a Serra do Mar, à represa Billings e outros pontos, como a rota do Frango com Polenta (polo de restaurantes tradicionais) e ao parque Cidade da Criança, o visitante conheça um pouco do parque fabril e entre em contato também com alguns locais que fazem parte da história da industrialização do País – como é o caso das montadoras de veículos.

“A indústria é a nossa identidade (do município)”, diz o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jefferson da Conceição, citando que a cidade reúne 1.000 estabelecimentos industriais, que geram 105 mil empregos.

Ele acrescenta que o turismo nas fábricas já é realidade em países como Espanha, Portugal e Alemanha. “É um modelo a ser seguido em toda a região”, afirma.
Para o diretor administrativo da Wheaton, Mario Mafra, abrir as portas para o tour foi muito interessante. “Estamos muito animados, torcendo pelo sucesso desse programa”, diz. Conceição relata ainda que o trade turístico mostra interesse em explorar esse potencial de mercado, e que já há diálogo aberto com operadoras para formatar pacotes que contemplem essas visitações.

A empresária Sandra Cracco, que tem agência de viagens, assinala que há boas oportunidades de negócios. “Muita gente tem curiosidade de conhecer o processo de produção de grandes indústrias”, diz.

Os representantes do setor, junto com a prefeitura, buscam contato com mais companhias. “Como (os pacotes) vão ser vendidos por grandes operadoras, precisamos nos associar a várias indústrias antes de oferecê-los, para que a demanda não seja maior que a oferta”, afirma Sandra. Já se mostram dispostas a aderir ao projeto a Rolls Royce e Karmann Ghia, que deve receber visitas a partir de janeiro.

A experiência de fazer tour em linhas de montagem das fábricas não é nova. Mauro Miaguti, vice-diretor da regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Bernardo, relata que o Núcleo de Jovens Empresários, da entidade, já vem há pelo menos sete anos realizando visitas desse tipo. O que muda, agora, é a possibilidade de que o turista comum também conheça as engrenagens do parque fabril da região.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;