Economia Titulo Previdência
Aposentado pode sacar benefício nos caixas eletrônicos, mas é preciso cuidado

Idoso deve ir acompanhado de alguém mais jovem e realizar operação em local movimentado

Soraia Pedrozo
do Diário do Grande ABC
25/09/2013 | 07:07
Compartilhar notícia


Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começaram a receber ontem os benefícios referentes a setembro. Segundo o cronograma do instituto, são pagos primeiro aqueles que ganham um salário-mínimo (R$ 678) e, até o dia 7, terão depósito em conta os que recebem valores acima deste montante.

Com a greve dos bancos, porém, a rotina de receber no caixa se altera caso a agência onde ocorre o recebimento esteja com atendimento suspenso. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta que, para retirar o dinheiro, os beneficiários se dirijam a outra agência, do mesmo banco, que esteja aberta.

Há ainda a possibilidade de realizar saques pelos caixas eletrônicos. Basta se dirigir a um terminal de autoatendimento de posse do cartão magnético. “O cliente deverá inserir o cartão no caixa eletrônico e digitar sua senha, na sequência pressionar a opção ‘saque’, concluindo a operação com o valor que deseja sacar”, diz nota da entidade.

ALERTA - O especialista na área de segurança pública José Vicente da Silva Filho, da JVS Consultoria, diz que o idoso costuma ser vulnerável e, por isso, é visto como alvo fácil de ladrões. “Por isso é importante que sempre vá acompanhado de alguém, de preferência mais jovem, que pode ficar mais alerta e, além disso, não chama tanto a atenção.”

A Febraban reforça a dica principalmente para o caso de os aposentados demonstrarem alguma dificuldade de usar o terminal eletrônico. “Caso isso não seja possível (ir acompanhado), quaisquer pedidos de ajuda devem ser feitos somente a funcionários identificados do banco, e nunca a pessoas estranhas”, ressalta a nota.

O especialista em segurança pública afirma também que o ideal é que o beneficiário não retire todo o valor de uma só vez, e opte por saques de pequenas quantias. Além disso, que escolha horários em que há maior movimento, como o de almoço, entre 11h e 14h.
“Escolha, se possível, bancos em ruas mais cheias e iluminadas. Isso diminui o risco. E opte por realizar saques em caixas eletrônicos situados em shoppings ou supermercados. O ideal, para aumentar a discrição, é fazer a retirada e ir às compras, assim é mais fácil se misturar às pessoas”, recomenda Silva Filho.

Existem, em todo o País, caixas eletrônicos espalhados dentro e fora das agências bancárias, com limite de saque diurno variável conforme instituição financeira e saques noturnos limitados a R$ 300. A federação lembra, ainda, que os terminais de autoatendimento dentro das agências bancárias funcionam até às 22h e, em locais de grande circulação, como shoppings, supermercados, lojas de conveniência e aeroportos durante 24 horas.

Quem optar pelos saques na rede de correspondentes, contará com 175,1 mil prestadores de serviços bancários, que estão espalhados pelo Brasil. São estabelecimentos comerciais credenciados junto aos bancos, como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;