Política Titulo
Santo André se despede do ex-vice-prefeito José Cicote

Sindicalista foi sepultado na Vila Pires, sob a comoção de familiares e amigos

Rogério Santos
23/09/2013 | 07:18
Compartilhar notícia


O ex-vice-prefeito de Santo André José Cicote (PSB) recebeu as últimas homenagens na tarde de ontem, antes de ser sepultado no cemitério Cristo Redentor, na Vila Pires. O ex-deputado estadual foi velado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, no Centro. Políticos, sindicalistas, familiares, amigos e populares acompanharam o cortejo fúnebre.

O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), acompanhou o sepultamento. Emocionado, ele chorou ao dar oúltimo adeus a Cicote. “Ele faz parte da história da cidade. Um operário, líder sindical e político honrado. É uma perda irreparável. Santo André está de luto”, declarou Grana. O prefeito decretou luto oficial de três dias a partir de hoje.

Emocionado, o vereador Almir Cicote (PSB) enalteceu a figura do pai. “Ele foi um lutador. Sempre com postura ética, seja como sindicalista ou político.”

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá e coordenador regional do PDT, Cícero Martinha, relatou a importância de José Cicote para o movimento sindical. “Ele era diferenciado, correto e trabalhador. Não aparecem pessoas assim do dia para a noite”, disse o sindicalista.

O ex-prefeito andreense João Avamileno recordou que se filiou ao PT, no início da década de 1980 por influência do ex-correligionário. “Eu o conheci no chão de fábrica, em 1965. Ele teve uma trajetória política como poucos tiveram”, disse.

José Cicote morreu no sábado, devido a uma infecção hospitalar. Ele estava internado há um mês, e realizou angioplastia. Um dos fundadores do PT, exerceu dois mandatos de deputado estadual, um na Câmara Federal e foi vice na chapa vitoriosa que elegeu o ex-prefeito petista Celso Daniel (morto em 2002).

Ele disputou uma eleição pela última vez em 1994, quando não conseguiu voltar à Brasília. Desde então estava afastado da política. Em 1997, após divergências com o diretório municipal, deixou o PT, filiando-se ao PSB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;