Política Titulo Demanda
Vereador de Mauá pedirá centro oncológico a David Uip

Ricardinho da Enfermagem se reunirá com secretário estadual de Saúde mês que vem

Cynthia Tavares
23/09/2013 | 07:33
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O vereador de Mauá Ricardinho da Enfermagem (PTB) busca apoio do Estado para angariar um centro de oncologia para a cidade. O petebista irá se reunir com o secretário de Saúde do Estado, David Uip, no mês que vem para apresentar o projeto.

O parlamentar explicou que o principal problema é a demora no encaminhamento de uma pessoa com diagnóstico do câncer, que pode ser feito inicialmente por um exame de sangue comum.

O paciente até consegue ter acesso ao resultado do procedimento médico que indica a presença de marcadores tumorais no organismo, mas tem dificuldade em agendar consulta médica para fechar o diagnóstico.

Ricardinho contou o caso de uma munícipe que aguarda há mais de um ano a consulta médica para iniciar o tratamento. “Ela tem o exame com índice altíssimo de birads 5 (literatura médica que acusa 95% de probabilidade de câncer) e não consegue marcar o médico. É um absurdo o que está acontecendo na nossa cidade”, reclamou.

O vereador destacou que as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), comandadas pelo município, e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), gerenciado pelo Estado, não dão conta de atender a população de Mauá – são 470 mil habitantes, sendo que 70% dependem do SUS (Sistema Único de Saúde).

Os pacientes com suspeita de câncer são encaminhados para hospitais estaduais de referência na região: Mário Covas, em Santo André, e Serraria, em Diadema. “Existe dificuldade enorme que foge da realidade municipal. O centro de oncologia seria essencial para ajudar no diagnóstico”, disse Ricardinho.

O petebista vai apresentar ao secretário de Saúde do Estado um abaixo-assinado com 15 mil assinaturas. No começo de outubro, ele vai presidir uma audiência pública para debater o tema na Câmara.

CONTRIBUIÇÃO

Para conseguir o encontro com David Uip, o vereador conta com a ajuda do deputado federal Marcelo Aguiar (PSD-SP). “O primeiro passo é mostrar para o Estado a necessidade de instalarmos esse equipamento em Mauá”, declarou o pessedista. Aguiar se comprometeu em encaminhar emenda federal para ajudar na construção do centro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;