Política Titulo Objetivo
Gilberto França insiste para sair a federal

Mesmo com a adesão de Frank Aguiar ao PMDB, vereador disputa assento em Brasília

Rogério Santos
23/09/2013 | 07:22
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O vereador de São Bernardo Gilberto França (PMDB) não desistiu do objetivo de ser candidato a deputado federal ano que vem, mesmo após o vice-prefeito, Frank Aguiar – que deixou o PTB – sacramentar o ingresso no PMDB, disposto a retornar à Câmara dos Deputados, onde exerceu mandato entre 2007 e 2008, quando renunciou para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Luiz Marinho (PT), vitoriosa naquele ano.

O Cãozinho dos teclados chegou com status de estrela no partido e conta com apoio dos principais caciques da legenda. Em contrapartida, França segue garimpando adesões ao seu projeto eleitoral.

Nem mesmo a dificuldade faz o parlamentar desistir da empreitada. “O meu nome continua na lista (de possíveis candidatos). Quero somar com o partido. O Frank vai fazer uma campanha mais regionalizada. O meu fico será São Bernardo”, disse o peemedebista.

Eleito para o segundo mandato no Legislativo são-bernardense com 5.358 votos, a candidatura de Gilberto França a Câmara Federal tende a naufragar porque ele precisa ampliar e muito seu potencial eleitoral, já que a linha de corte do PMDB ficará na faixa de 100 mil votos. Em 2010, Edinho Araújo – último na linha de corte peemedebista – conseguiu assento em Brasília com 100.195 adesões.

Tal cenário praticamente inviabiliza o objetivo de França, apesar dos planos do PMDB de eleger de seis a sete deputados federais por São Paulo. Para isso contam com bons puxadores de voto, como o atual parlamentar Gabriel Chalita, Frank Aguiar e o presidente estadual da sigla, Baleia Rossi.

Quando o cantor assinou a ficha de filiação à sigla no início do mês, o presidente estadual Baleia Rossi enalteceu que ele terá tratamento de artista. O mandatário justificou o fato pelo potencial eleitoral de Frank, que segundo Baleia pode ser um dos principais puxadores de voto para a Câmara Federal ano que vem.

Recém-chegado no partido, o vice-prefeito evita rivalidade e sai em defesa do plano político do correligionário. “Não há problema se o Gilberto quer ser candidato. Isso é bom para o partido. Um pode ajudar o outro”, assegurou o cantor.

A definição sobre a chapa de candidatos a deputado do PMDB de São Bernardo deve sair apenas ano que vem. A tendência é que Frank faça dobrada eleitoral com o ex-vereador e atual secretário de Relações Internacionais do prefeito Luiz Marinho (PT), Tunico Vieira, cotado para ser candidato a deputado estadual.

O presidente do diretório municipal do PMDB, Vanderlei Jueli, reconhece que a prioridade são as candidaturas de Frank e Tunico, mas não vê empecilho para Gilberto França sair candidato. “Se ele tiver esse desejo não há problema. Ele é um cara do partido que sempre colaborou conosco”, sentenciou o dirigente.
A disputa parlamentar de 2014 pode unir Frank e Tunico, que ano passado concorreram para ser o número dois na chapa de Marinho para a reeleição.

Tunico chegou a ser anunciado como o postulante a vice, mas Frank foi reconduzido ao posto após 48 horas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;