Cultura & Lazer Titulo Concerto
Música clássica no Grande ABC
Vinicius Castelli
Do Diário do Grande ABC
21/09/2013 | 07:45
Compartilhar notícia


A noite de hoje será regada a música clássica na região. Ribeirão Pires recebe o concerto do tenor Jorge Durian. Ele se apresenta a partir das 20h30, no Complexo Ayrton Senna, com portas abertas ao público.

O concerto faz parte do projeto A Arte do Canto Lírico no Brasil. Para a ocasião, Durian sobe ao palco acompanhado pela Orquestra Montecarlo, além de contar com a participação especial da cantora Giovanna Maira. No repertório de hoje, não devem ficar de fora temas como Nessun Dorma e Sole Mio.

Durian é a quinta geração de tenores da família. A carreira começou em 1991, em apresentação do italiano Luciano Pavarotti, a quem Durian admira muito. O brasileiro cantou da arquibancada a obra Caruso, que ficou de fora do repertório de Pavarotti.

"Eu tive uma forma diferente de ter acesso a ele, pois cantei nas arquibancadas do estádio a canção que ele não executou. Para mim, um dos maiores tenores da atualidade. Dificilmente haverá algo parecido", afirma.

Mas a paixão pela música surgiu bem mais cedo, quando tinha 6 anos. "Foi sempre o que quis. Não saberia fazer tão bem outra profissão", diz. Hoje, na bagagem, ele carrega dois LPs e seis CDs, alguns deles, como Alla Luce del Sole e Nessun Dorma, lançados na Itália. 

Nome que já dividiu o palco com Chitãozinho e Xororó e Agnaldo Rayol, além de já ter gravado com conjunto italiano Zurawski, Durian acredita na mistura de gêneros musicais. "A grande jogada do sucesso é misturar os gêneros, fazer coisas novas", afirma.

A carreira de Durian já andou bastante pelo circuito italiano, mas hoje é toda focada no território brasileiro. Ele conta que o mercado no Exterior é de mais acesso, as mídias circulam sem preconceito. De acordo com ele, esse quadro está mudando agora no Brasil.

Hoje, além dos concertos, ele conta que se dedica aos projetos sociais, como o Ópera na Escola. "Já atendemos 62 mil crianças da rede publica", diz. "Tenho muitos projetos para executar em nosso País."

Jorge Durian - Concerto. Hoje, a partir das 20h30. No Complexo Ayrton Senna - Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193. Ribeirão Pires. Tel.: 4823-7444. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;