Economia Titulo Fabricantes
USCS vai fazer censo de indústrias de S.Bernardo

Prefeitura fecha parceria com a universidade para ter informações mais precisas sobre o setor

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
19/09/2013 | 07:15
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo fechou ontem convênio com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), por meio de contrato com valor de R$ 395 mil, para que a instituição de ensino realize censo da indústria são-bernardense. A iniciativa conta com o apoio do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Será um levantamento de dados sobre quantos trabalhadores as fabricantes empregam, o que produzem, quais insumos consomem, onde vendem seus produtos e principais mercados consumidores, entre outras informações.

O objetivo é ampliar o conhecimento sobre as indústrias da cidade, o que possibilitará, por exemplo, dinamizar a aproximação entre fornecedores e clientes industriais e facilitar o desenvolvimento de APLs (Arranjos Produtivos Locais) – que são grupos de empresas de um mesmo segmento, como as autopeças e ferramentarias, que têm recebido apoio da administração municipal e de instituições públicas e privadas para ampliar a competitividade no mercado.

A USCS já treinou, para esse censo, 35 pesquisadores, que vão a campo para percorrer todos os 752 quarteirões da cidade. A pró-reitora de graduação e pesquisa da universidade, Maria do Carmo Romeiro, destaca que a iniciativa não tem intenção fiscalizatória por parte da administração municipal, mas de colaborar para atender as necessidades do segmento. A meta é convencer os empresários sobre a relevância desse trabalho. “É importante que eles recebam os pesquisadores”, disse.

Segundo dados de 2011 da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho, há na cidade 1.600 indústrias, que deverão ser todas visitadas. A previsão é que o cadastro esteja pronto no começo de 2014 e seja divulgado em abril, por meio de catálogo impresso e eletrônico.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;