Política Titulo Sem liderança
Impasse continua na disputa pela presidência do PV em Ribeirão

Vereadores vão ouvir dois cotados para o posto e decidir qual será o novo comandante

Renan Matavelli
Especial para o Diário
17/09/2013 | 07:02
Compartilhar notícia


O diretório do PV de Ribeirão Pires continua sem presidente. Os verdes se reuniram ontem na Capital para tentar colocar fim ao impasse, mas a decisão ficou para semana que vem.
A ideia é buscar consenso entre secretário de Governo e Saúde, Koiti Takaki (PV), e ex-secretária de Educação em Ribeirão Rosi de Marco (PV). Porém, como ambos pertencem a grupos políticos totalmente opostos, a convergência tornou-se praticamente impossível.

Diante do imbróglio, a coordenadora regional do PV, Vera Motta, reuniu os vereadores de Ribeirão Eduardo Nogueira (PV) e Gê do Aliança (PV) para dar carta branca aos pares. “Ribeirão tem que resolver a questão da presidência do diretório municipal na própria cidade. Não pode ter interferência”, disse Vera.

Os parlamentares demonstraram que não querem disputar o cargo e farão as articulações em busca de consenso na nominata. “Foi discutido que seja feita uma composição dos dois candidatos, porém, tanto Koiti quanto Rosi possuem projetos diferentes ao partido. Deve-se analisar e discutir com ambos”, disse Nogueira.

O pano de fundo da disputa em Ribeirão é queda de braço entre dirigentes estaduais. O nome de Koiti foi avalizado pela coordenação regional, encabeçada por Vera. A nominata foi assinada pela cúpula do PV no Estado, mas não foi encaminhada ao cartório eleitoral porque a nomeação não agradou integrantes do alto escalão verde, principalmente a deputada estadual Regina Gonçalves (PV), que estava em férias quando o documento foi assinado.

A parlamentar precisa ter o apoio do diretório municipal para encorpar o projeto de reeleição no ano que vem – em 2010 ela obteve 2.601 votos na cidade. A influência da verde no município era grande porque ela contava com apoio incondicional do ex-prefeito Clóvis Volpi (PTB, 2005-2012). Por conta disso, a verde quer emplacar Rosi de Marco na presidência e evitar que os verdes de Ribeirão trabalhem para outro candidato.

Porém, os integrantes da coordenação do PV no Grande ABC enxergam em Ribeirão a chance para enfraquecer Regina. A garantia de Koiti à frente da sigla na cidade levaria o PV a integrar outro projeto político, tendo em vista que o governo de Saulo Benevides (PMDB) possui diversos aliados que tentarão vaga na Assembleia Legislativa.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;