Política Titulo Sem andamento
Sidão evita falar em acabar com reeleição de presidente

Chefe da Câmara de S.Caetano colocou mudança como um de seus projetos para chegar ao posto

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
09/09/2013 | 07:56
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O presidente da Câmara de São Caetano, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão (PSB), ainda não colocou em pauta acabar com a reeleição para o comando do Legislativo. A alteração no regimento interno foi prometida como uma das metas de gestão do socialista para conquistar apoio do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) e vencer a eleição interna.

Nesses pouco mais de oito meses de mandato, o tema sequer foi citado em debates no plenário e até em conversas reservadas. Sidão comandou a Casa no biênio passado (2011-2012) e foi conduzido novamente ao posto pelas mãos de Pinheiro em janeiro. O ato não se configura como reeleição, pois ocorreu em mandatos parlamentares diferentes. Agora, entretanto, o socialista teria caminho livre para permanecer mais dois anos no cargo.

Pinheiro se mostrou contrário à prática de reeleição no Legislativo desde outubro de 2006, quando o então presidente da Câmara, Paulo Bottura (PTB), conseguiu aprovar em plenário a possibilidade de renovar o mandato e se garantiu no posto. À época, o prefeito era vereador e, ao lado dos ex-parlamentares Moacyr Rodrigues (PSDB) e Edgar Nóbrega (afastado do PT), votou contra o projeto de Bottura.

Por conta desse ponto e a falta de aperto de Sidão no Orçamento para economizar 30%, o relacionamento com o peemedebista anda ruim. O chefe do Executivo já havia se estranhado com o socialista quando ele deu apoio a duas propostas de CPIs contrárias ao governo.

Entre os vereadores também há cobrança pela discussão. Pio Mielo (PT) argumentou que pelo fato de a Casa ter 19 cadeiras a possibilidade de rodízio no posto é iminente. “Existem diversos vereadores qualificados para exercer essa função. A boa democracia pede alternância de poder.” Sobre o fato de Sidão anular o debate, o petista classificou como um erro. “Manter a possibilidade de reeleição em um mesmo mandato seria um equívoco.”

O parlamentar Edison Parra (PHS) aliviou a ausência de discussão sobre o projeto, mas se posicionou a favor do fim da reeleição. “Sou 100% contra reeleição. O Sidão já teve quatro anos de experiência, por isso acho que a Casa poderia renovar o poder colocando um vereador de primeiro mandato no comando. No entanto, ainda acho cedo para fazer esse debate”, afirmou o humanista.

Com postura mais incisiva, o vereador Eder Xavier (PCdoB) disse que, caso Sidão não faça a alteração no regimento interno, irá tomar medidas judiciais. “Vejo a reeleição como uma prática ilegal, mas como ninguém questiona fica por isso mesmo. Entendo que teríamos base para procurar um parecer jurídico que derrubaria essa prática”, completou o comunista.

Sidão não retornou aos contatos do Diário para comentar o caso.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;