Cíntia Bortotto Titulo
Como ter sucesso no segundo semestre?
Do Diário do Grande ABC
09/09/2013 | 07:49
Compartilhar notícia


Já caminhamos para o último trimestre do ano, é a hora de começar a pensar se foi um bom ano para a carreira e ainda buscar o sprint (arrancada em inglês) final. Para fazer um balanço e entender com clareza se você conseguiu transpor desafios e alcançar expectativas, vamos analisar nosso desempenho:

 1 – Consegui atingir as minhas metas?

 2 – Se ainda não as atingi totalmente, o que devo fazer para alcançá-las?

 3 – Meu gestor pode me ajudar tirando eventuais obstáculos do caminho para que eu atinja minhas metas?

 4 – Estou à vontade para pedir ajuda?

 5 – Posso ajudar alguém a atingir suas metas?

 A segunda análise diz respeito aos seus comportamentos:

 1 – Demonstrei comportamentos diferenciados: iniciativa, comprometimento, liderança?

 2 – Consigo demonstrar comportamentos para uma função acima da minha?

 3 – Tenho conhecimento técnico para ocupar meu cargo e o acima do meu?

 4 – Sei inspirar pessoas em prol de uma visão ou propósito?

 5 – Tenho facilidade de me relacionar com as pessoas?

 6 – Estou apto a ocupar o lugar de meu gestor em reuniões e lidar de igual para igual com seus pares?

ANÁLISE 

 Depois de analisar meu desempenho e meus comportamentos, é hora de colocar em pauta o que posso melhorar e correr atrás principalmente de resultados esperados para a minha posição. Desempenho é uma premissa no mundo corporativo. Eu posso ter um comportamento ótimo, mas se eu não entregar o resultado esperado, meu gestor terá muita dificuldade em me defender em qualquer fórum.

 Mas o fato é que ainda temos quatro meses pela frente. E ainda dá tempo de fazer muita coisa. Sempre é tempo de se investir em desenvolvimento! Sugiro que se investigue como conseguir o próximo nível de formação (Ensino Médio, Ensino Superior). Se você já é formado, faça uma especialização ou uma pós-graduação, ou ainda um MBA. Além disso, alguns cursos curtos também são saudáveis, como cursos no Disney Institute ou ainda em algumas boas instituições como a FDC (Fundação Dom Cabral), USP (Universidade de São Paulo), FGV (Fundação Getulio Vargas) e outras.

BOM RELACIONAMENTO 

 Sobre seu comportamento no ambiente de trabalho, procure agir sempre de maneira positiva. Seja proativo, otimista, demonstre iniciativa além de se relacionar bem com os outros, sejam eles subordinados, superiores ou pares. No ambiente de trabalho busque sempre ter iniciativa, foco, administrar bem seu tempo, ter visão sistêmica, gestão de pessoas entre outros comportamentos. Se você quer sucesso no segundo semestre, siga as dicas! Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;