Cultura & Lazer Titulo Arte
Exposição ajuda
superar o
câncer de mama

Mostra De Peito Aberto e Godê abre para
visitação na Casa do Olhar em Santo André

Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
06/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


As histórias de superação do câncer são muitas, uns se agarram à fé, outros preferem grupos de apoio. A designer gráfica Vilma Kano resolveu expressar os “sentimentos que estavam à flor da pele” em quadros. A exposição De Peito Aberto e Godê abre nesta sexta-feira para a visitação, na Casa do Olhar, em Santo André.

Vilma descobriu a doença em 2012, mas estava ciente da possibilidade de desenvolver o câncer de mama, já que o caso era hereditário. “Todas as mulheres que morreram na minha família foram em decorrência do câncer de mama. Quando aconteceu comigo, percebi que tudo ia além do que eu já conhecia e que ainda havia muitos mitos por trás da doença.”

Todos os 19 quadros da exposição levam um nome, mas o intuito é deixar que os observadores enxerguem significados diferentes, conforme o olhar de cada um.

“Em cada quadro tento passar uma sensação diferente, mas todas positivas. Me reservei um tempo para a produção e a única coisa que me policiei era para que estivesse me sentindo bem naquela hora”, afirmou Vilma.

A exposição em Santo André será a segunda da série De Peito Aberto e Godê – a primeira foi em São Paulo – mas a designer gráfica já recebe o retorno do público via internet, por meio de redes sociais. “O maior presente são as mensagens, em um meio em que a sensação é bem mais difícil de ser captada do que vendo as obras pessoalmente.”

Uma das mensagens que mais marcou Vilma foi de um senhor que sofreu um AVC. “Disse que minhas obras deram força e o ajudaram a superar a situação. Isso foi além do que eu esperava, foi além do câncer de mama.”

Mito - Além dos quadros, Vilma também mantém em seu site algumas artes que desmistificam informações populares sobre a doença, que fazem parte de uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama. “Pensar que o câncer é hereditário, por exemplo, é um erro. Mais de 90% dos casos não são de família.”

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% de novos casos a cada ano.

“Hoje, temos muito acesso a informação, mas as pessoas não se policiam quanto a autenticidade e confiabilidade da fonte. Muitas coisas que leem não são verdades. Com a exposição, sinto que estou desmistificando um pouquinho”, completou Vilma.

A exposição De Peito Aberto e Godê fica na Casa do Olhar, na rua Campos Sales, 414, até o dia 28 de setembro. A visitação pode ser feita das 9h às 17h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;