Política Titulo Ditadura
Comissão da Verdade de Diadema define parceiros da sociedade civil

Reunião informal elenca instituições que podem contribuir com trabalho sobre ditadura militar

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
29/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A vereadora de Diadema Lilian Cabrera (PT) conduziu ontem reunião informal para formação da Comissão da Verdade no município. O encontro serviu para ouvir setores da sociedade civil que podem contribuir com a coleta de depoimentos dos presos e torturados durante o regime militar no Brasil (1964-1985).

As propostas do Centro de Memória ABC da AMA (Associação dos Metalúrgicos Aposentados do ABC) e de alguns anistiados políticos foram ouvidas durante a audiência. A indicação para a Comissão da Verdade deve ocorrer por instituição e não mais nominalmente, como era previsto. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Defensoria Pública também serão convidadas para participar o grupo.

A expectativa maior é pela instituição oficial do grupo, o que ainda não tem data prevista. Somente depois disso a sociedade civil será convocada oficialmente para contribuir com a coleta dos depoimentos.

Lilian afirmou que tem articulado nos bastidores para agilizar a oficialização da comissão. “A reunião foi para construção de propostas com a sociedade civil. Vamos ouvir outras partes e também os vereadores que vão participar. Mas o tempo é curto. Após a instituição teremos 180 dias para elaboração do relatório”, destacou.

A petista disse que a sociedade civil é essencial para o sucesso do trabalho, pioneiro entre os Legislativos do Grande ABC. “Essas pessoas são a motivação do projeto.”

Critérios para selecionar depoentes e detalhes da realização das audiências devem ser fechados somente após a entrada dos outros parlamentares. Segundo o projeto de lei aprovado, são sete integrantes da Câmara – Lilian e mais seis nomes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;