Política Titulo FICHA LIMPA
Em Sto.André, grupo articula liberar Ficha Limpa na quinta

Ala, liderada por vereadores do PTB, quer tirar controle do projeto das mãos da bancada petista

Fábio Martins
25/08/2013 | 07:07
Compartilhar notícia


Grupo liderado por parlamentares do PTB de Santo André articula liberar o projeto da Ficha Limpa Municipal para votação na sessão de quinta-feira. A ala, composta por oito vereadores que deram aval positivo à proposta na terça-feira – insuficientes para sua aprovação –, quer tirar o controle das mãos da bancada do PT, que recuou na postura e reapresentou o texto com teor semelhante 48 horas após a repercussão negativa da rejeição, cujo o bloco petista foi protagonista na decisão da Câmara.

Presidente da comissão de Justiça e Redação da Casa, o vereador Luiz Zacarias (PTB) é quem ficará responsável pelo parecer favorável ao projeto. “Vamos analisar o mais rápido possível. A ideia é mesmo deixá-lo livre em uma semana (a partir do protocolo), dependendo também da avaliação do departamento jurídico”, disse. Nos bastidores, a alegação é que o Legislativo, como um todo, passa por situação delicada e constrangimento ao reprovar a matéria de cunho ético e transparência.

A ala, denominada de G-8, se reuniu na sexta-feira com representantes de entidades da sociedade civil, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e sindicatos. “Conversa é jogar essa visibilidade à sociedade e não permitir problemas de outros adiamentos”, justificou Ailton Lima (PTB).

A Ficha Limpa estabelece que pessoas condenadas pelo Judiciário fiquem por oito anos impossibilitadas de ocupar cargos comissionados nas administrações direta e indireta, além do Legislativo.

Regulamentação está emperrada em São Bernardo e Diadema

Enquanto a Câmara de Santo André vai rediscutir o projeto da Lei da Ficha Limpa após pressão popular, nos Legislativos de Diadema e São Bernardo a proposta nem chegou a ser debatida pelos vereadores.

Nas duas cidades, os departamentos jurídicos deram parecer contrário à medida, sob alegação de que a proposta é inconstitucional e dizendo que esse tipo de regulamentação tem de partir do Executivo.

A Lei da Ficha Limpa já vigora no Estado e na Capital, tendo sido aprovada em março de 2012 pela Assembleia Legislativa. No Grande ABC, apenas São Caetano adotou as regras, em junho do ano passado, com o projeto de Jorge Salgado (PTB).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;