Cultura & Lazer Titulo
Gil defende adiamento na escolha do padrão de TV digital
Da Agência Brasil
05/06/2006 | 21:18
Compartilhar notícia


O ministro da Cultura, Gilberto Gil, defendeu nesta segunda-feira que não seja feita neste ano a escolha do padrão de TV digital que o Brasil irá adotar. Por ser um ano eleitoral, afirmou, isso poderia atrapalhar o processo. "As comunicações sociais têm um papel crítico, no sentido amplo da palavra, em relação ao processo eleitoral. Elas também têm um papel de pressão sobre as formas de ver, avaliar e decidir", justificou, em debate na Associação Brasileira de Imprensa.

Segundo Gilberto Gil, o ministério não tem preferência por nenhum dos três modelos – o padrão europeu (DVB), o japonês (ISDB) ou o americano (ATSC) – para substituir a atual TV analógica. "Nós não estamos a favor de nenhum modelo. Estamos a favor que a decisão seja a melhor para se criar um novo modelo de comunicação, estimulando as produções regionais e independentes", declarou.

O adiamento na escolha do padrão de TV digital também foi defendido pelo presidente do Indecs (Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura), Gustavo Gindre. "Eu estou preocupado que esta decisão venha a ser tomada num ano eleitoral, quando os radiodifusores têm um poder de pressão sobre o governo muito maior", disse.

Entre os debatedores estavam ainda a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e o presidente da agência de projetos de comunicação Oboré, Sérgio Gomes da Silva. A Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) também foi convidada, mas não enviou representante.

A TV digital é uma tecnologia que pode funcionar como uma televisão comum na transmissão de programas, pode ser usada para entrar na Internet ou mesmo para transmitir ligações de telefone, inclusive celulares.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;