Economia Titulo Empresarial
Atraso no pagamento de salário gera protesto na Avape

Associação diz que pendências serão quitadas até dia 20; entidade passa por problemas financeiros

Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
14/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 Colaboradores da Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) protestaram ontem em frente a unidade instalada em Santo André, na Avenida Lino Jardim. Os colaboradores do setor de call center, chamado Avape Net, reclamavam do atraso no pagamento de salários (realizado no quinto dia), do vale-transporte e do recolhimento do PIS (Programa de Integração Social – direito de todo trabalhador que tem carteira assinada).

Segundo alguns funcionários que falaram com a equipe do Diário, sem dinheiro na conta e a quantia para o transporte público não há condições para trabalhar. O departamento de call center da entidade reúne 150 pessoas.

Em resposta, a associação informou que os salários dos colaboradores, referentes a julho, têm previsão de quitação no dia 20 e que o benefício do vale-refeição será pago na sexta-feira. Já o vale-transporte foi repassado aos funcionários ontem mesmo.

“A Avape esclarece que os atrasos recentes ocorreram em função de um momento de transição pelo qual passa a instituição e que estão sendo tomadas providências para que os mesmos não voltem a acontecer. Desde o primeiro quadrimestre deste ano, a Avape vem implementando mudanças em seu conselho deliberativo, de modo a corrigir problemas de instabilidade administrativo-financeira gerados nos últimos anos e, assim, voltar a manter regulares os seus compromissos junto aos funcionários, o que sempre foi uma preocupação da entidade”, esclarece por meio de nota.

O presidente da entidade, Carlos Ferrari, conta que redução no quadro de funcionários, inclusive, é uma das medidas que estão sendo adotadas. “Infelizmente, não temos como reorganizar a entidade sem esse tipo de atitude. Estamos redesenhando todos os processos também, senão, de nada adianta.”

Vale lembrar que, conforme antecipou o Diário em março, a entidade – com foco na reabilitação, capacitação e inclusão profissional de pessoas com deficiência e em situação de risco social – enfrenta crise financeira. Resultado: cinco unidades foram fechadas desde 2011 e a construção de espaço em Mauá ficou inviabilizada. Hoje, com 31 anos de atividades e 30 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo 12 no Estado de São Paulo – seis delas no Grande ABC – a Avape já atendeu mais de 3,9 milhões de pessoas e promoveu a inclusão de 20 mil candidatos no mercado de trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;