Política Titulo
Revista publica novas denúncias contra Henrique Meirelles
Do Diário OnLine
05/08/2004 | 20:41
Compartilhar notícia


O presidente do BC (Banco Central), Henrique Meirelles, é alvo de novas denúncias. De acordo com reportagem publicada pelo site da revista Veja, ele teria realizado uma transferência de aproximadamente US$ 50 mil, em outubro de 2002, de uma conta pessoal nos Estados Unidos para uma outra em nome de doleiros investigados pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Banestado. As denúncias teriam sido baseadas em documentos dos arquivos da CPI. No entanto, o presidente da comissão, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), disse desconhecer a existência destes papéis. Meirelles, por sua vez, negou as denúncias.

Outro problema para o presidente do BC, segundo a revista, seria o fato de a conta não ter sido declarada no IR (Imposto de Renda) referente a 2002. À época dos acontecimentos, Meirelles havia acabado de ser eleito deputado federal pelo PSDB de Goiás.

De acordo com Antero Paes de Barros, que leu a reportagem na tribuna do Senado, a CPI do Banestado não possui em mãos as informações do IR do presidente do Banco Central. Ele disse que até quarta-feira "não havia nem meio documento envolvendo" Henrique Meirelles. "A reportagem possui dados que a CPI não tem", disse o senador.

Porém, o presidente da comissão garantiu que solicitará à sua assessoria que analise a existência desses documentos nos arquivos da CPI e disse que só depois avaliará a necessidade de convocar Meirelles para prestar esclarecimentos.

Passo a passo - Segundo a reportagem da revista Veja, no dia 18 de outubro de 2002 Henrique Meirelles transferiu US$ 50 677,12 de uma conta em seu nome no banco Goldman Sachs para outra pertencente à offshore Biscay Trading Ltda., de propriedade de um grupo de doleiros de São Paulo suspeito de lavagem de dinheiro no MTB Bank, em Nova York.

Além do envolvimento com doleiros investigados, Meirelles teria omitido a existência desta conta no Goldman Sachs na declaração do IR referente a 2002, entregue à Receita Federal em abril de 2003. De acordo com o IR declarado, ele teria apenas uma conta fora do Brasil, no FleetBoston Bank, também nos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;