Internacional Titulo
Clinton: Iraque era a ameaça 'número cinco', e não a primeira
Da AFP
05/08/2004 | 21:57
Compartilhar notícia


O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton afirmou nesta quinta-feira que o atual governo do republicano George W. Bush minou a campanha antiterrorista ao se concentrar exclusivamente no Iraque de Saddam Hussein, que o precedente governo democrata considerava como a ameaça "número cinco", e não como a primeira.

Clinton, que chegou ao Canadá para promover seu livro de memórias, declarou em uma entrevista à televisão que a guerra no Iraque absorveu recursos vitais da batalha contra a rede terrorista Al Qaeda.

O ex-presidente também criticou seu sucessor na Casa Branca por não ter mobilizado um número suficiente de homens para capturar Osama bin Laden, líder da Al Qaeda, na fronteira entre Afeganistão e Paquistão.

"Porque colocamos nas mãos do Paquistão, nossa ameaça de segurança número um, assumindo apenas um papel de apoio, enquanto investimos todos os nossos recursos militares no Iraque, a ameaça número cinco?". E ele questionou também: "como chegamos ao extremo de enviar 130 mil soldados ao Iraque e somente 15 mil ao Afeganistão?".

Segundo Clinton, após os ataques de 11 de setembro de 2001, o governo Bush deveria ter se concentrado na Al Qaeda, nos talibãs, no conflito no Oriente Médio, na crise indo-paquistanesa e no programa nuclear desenvolvido pela Coréia do Norte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;