Política Titulo Em Rio Grande da Serra
Gabriel Maranhão promete lei de Kiko

Candidato governista em Rio Grande propõe chip em animal, projeto aprovado em 2011

Lukas Kenji
Especial para o Diário
18/07/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


O prefeiturável de Rio Grande da Serra Gabriel Maranhão (PSDB) incluiu como meta prioritária de sua gestão a implantação de chip em animais domésticos. Apesar de fazer parte do plano de governo, a proposta do tucano já foi apresentada pelo seu padrinho político, o prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB), e aprovada pela Câmara em setembro de 2011.

A legislação está em vigor desde o ano passado. O objetivo dela é que animais tenham cadastro no Centro de Controle de Zoonoses, que disponibiliza informações sobre vacinação e endereço do responsável para que haja melhor localização em possível perda ou abandono. Também está incluso na matéria artigo que limita a quantidade máxima de dez animais por residência.

Segundo Maranhão, incluir a lei já em vigor como plano de governo tem o intuito de enfatizar a guarda responsável. “Queremos diminuir o número de abandonos e saber o histórico dos animais”, explicou o candidato, que não soube precisar quantidade de abandonos ou índice de proliferação de doenças em animais soltos nas ruas de Rio Grande da Serra.

Ao ser questionado sobre a forma de implantação dos chips, o ex-secretário de Obras não ofereceu detalhes. “Pode ser feito em forma de mutirão. Podemos mobilizar a população quanto à castração de animais e aproveitamos para instalar o chip”, indicou.

Maranhão também não foi preciso com relação à obrigatoriedade da lei. O tucano desconversou ao dizer que cada responsável iria procurar naturalmente a implantação do objeto. No entanto, a matéria vigente estabelece que a atitude é impreterível e passível de multa que pode chegar a R$ 1.393,90.

Em visita ao bairro Santa Tereza, à tarde, o postulante ao Executivo foi indagado por moradores com relação à área da Saúde, pauta de maior prioridade de sua campanha.

Eleitores reclamaram da demora na marcação de exames, a qual só pode ser feita quinzenalmente nos postos da cidade. Maranhão alegou que houve crescimento de demanda e que mais dias devem ser disponibilizados para os agendamentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;