Política Titulo Eleição interna
Vitória de Brás
Marinho dá novo
fôlego a Zé Albino

Secretário de Governo é o principal articulador da candidatura do irmão do prefeito

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
05/08/2013 | 07:10
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A vitória de Brás Marinho no PED (Processo de Eleição Direta), em 10 de novembro, é aguardada por toda a alta cúpula do PT de São Bernardo, mas principalmente pelo secretário de Governo, José Albino de Melo. Principal articulador da candidatura do irmão do prefeito Luiz Marinho, Zé Albino encontra no pleito interno a oportunidade para recuperar o prestígio na sigla.

Ex-presidente do diretório municipal da sigla, o petista comandou a Secretaria de Governo entre janeiro de 2009 e março de 2011, quando foi substituído pelo ex-prefeito Maurício Soares (PT). A troca foi motivada pela dificuldade de articulação do titular da Pasta com o Legislativo, principalmente no primeiro ano do governo Marinho, período em que a oposição era maioria na Casa.

A gota d’água foi a eleição de Hiroyuki Minami (PSDB) na eleição para presidente da Câmara em 2010, derrotando o candidato governista Tião Mateus (PT).

Fora da secretaria, Albino foi nomeado como assessor especial de Gabinete até retornar ao posto de titular da Pasta no começo deste ano. Para recuperar a confiança do prefeito, ele participou ativamente da campanha que reelegeu o chefe do Executivo.

Na atual legislatura, o petista não tem encontrado dificuldade para conseguir a aprovação dos projetos de interesse do Paço. Hoje, a bancada governista conta com 20 dos 28 parlamentares.

No PED, o articulador tem se empenhado no PED tanto quanto na eleição municipal. Ele tenta assegurar chapa única, de consenso, desejada pelo prefeito. O desafio agora consiste em convencer Luiz Silvério, Juliana Rocha e Antonio Luiz, o Robozão, a abrir mão da candidatura a presidente municipal do PT para aderir ao projeto de Brás Marinho.

Mas a resistência de alguns petistas ao nome do irmão do comandante do Paço tem dado trabalho extra para Zé Albino, que tem se desdobrado para garantir o maior número de adesões ao aliado, convencendo-os a votar no dia da eleição interna.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;