Política Titulo
Disputa pela presidência do PSC de SBC vira batalha judicial
Marcos Palhares
Do Diário d Grande ABC
28/05/2004 | 20:58
Compartilhar notícia


A disputa pela presidência do PSC (Partido Social Cristão) de São Bernardo virou batalha judicial. Tanto José Carlos Francisco Cordeiro como Izaqueu de Oliveira Camilo, que defendem posicionamentos opostos nas eleições deste ano, garantem ser donos do posto. O primeiro apóia a reeleição do prefeito William Dib (PSB) e o segundo acena com a possibilidade de candidatura própria do PSC à Prefeitura ou mesmo a união com o pré-candidato petista, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, Vicentinho.

O racha no partido provocou intervenção da executiva estadual em setembro do ano passado, quando foi dissolvido o diretório municipal e criada uma comissão provisória. Porém, parte dos filiados não concordou com o fato de Cordeiro, que presidia o diretório, ter ficado também com a presidência da comissão. “Em 18 de novembro, o partido elegeu uma nova diretoria, do qual sou o presidente, e procuramos o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para que o diretório fosse restituído, com essa nova nominata”, contou Izaqueu.

“Lá, fomos instruídos a procurar a justiça comum. Acionamos a 19ª Vara Cível de São Paulo e foi realizada uma audiência entre a gente e a executiva estadual, em 6 de abril deste ano”, acrescentou. Na ocasião, o juiz Wagner Roby Gidaro deferiu a liminar para que o diretório do PSC de São Bernardo fosse restituído. Porém, não especificou qual deles – se o antigo ou o que foi eleito em novembro. Por isso, Izaqueu entrou com processo pedindo a restituição do diretório com a nova nominata. No último dia 24, o juiz Clóvis Ricardo de Toledo Júnior enviou ofício ao TRE para que a solicitação fosse cumprida.

Cordeiro, por sua vez, garantiu que continua sendo o presidente do partido em São Bernardo. “O Izaqueu não é e nunca foi presidente. Eu fui eleito democraticamente em 10 de maio de 2003, para um mandato de quatro anos”, reforçou. Segundo Cordeiro, a reportagem publicada nesta quinta pelo Diário – em que Izaqueu se identificou como presidente do PSC e comentou a possibilidade de candidatura própria à prefeito, além de negar coligação com o PMN na chapa proporcional – irritou a direção do partido.

“Sempre tivemos conversa com o PMN e elas vão prosseguir. O apoio ao prefeito William Dib também está mantido. O deputado estadual Adilson Barroso, vice-presidente do PSC no Estado, me ligou e disse que vai tomar providências contra o Izaqueu pelo o que disse naquela reportagem. A direção nacional está aguardando o retorno do presidente José Maria Marin, que está viajando, para decidir o que fazer com o Izaqueu”, assegurou Cordeiro.

Longe da confusão, os petistas de São Bernardo aguardam um desfecho favorável para si. “Liguei para o Izaqueu na quinta-feira e senti que ele está bem disposto a unir o PSC à campanha do Vicentinho”, revelou o vereador José Ferreira (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;