Política Titulo Eleição interna
Consenso no PT
de Ribeirão está
99% acertado

Baseado no discurso sindical, vereador Renato Foresto consegue espantar fantasma de disputa

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
27/07/2013 | 07:35
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A paz voltou a reinar no diretório do PT em Ribeirão Pires. O presidente do partido na cidade, Antonio Carlos Pereira de Souza, o Carlão, e o vereador Renato Foresto (PT) afirmaram que o consenso em torno de chapa única no PED (Processo de Eleições Diretas) está perto de ser consolidado.

O acordo firmado na disputa em 2009 previa rodízio dos grupos na presidência da legenda. Neste ano, a ala liderada pela ex-prefeita Maria Inês Soares (PT) tem o direito de indicar o comandante pelos próximos quatro anos.

O escolhido da antiga comandante do Paço foi José Augusto Pereira, o Zé Ceará, candidato a vereador em 2012 e 2004. Durante o governo da Maria Inês, ele foi subgerente na Secretaria de Obras.

Pessoas ligadas à ex-vereadora Professora Elzinha (PT) manifestaram o desejo de lançar chapa para forçar a disputa dentro do diretório. O grupo alegava que a ala não existia em 2009, quando o acordo foi fechado, e por isso se sentia excluída na atual conjuntura.

Para acalmar os ânimos, Foresto foi designado para conversar com os descontentes. O petista disse que usou o “sindicalês” para conseguir o consenso em torno do nome de Zé Ceará. “Minha origem é no Sindicato (dos Bancários) e lá aprendi que podemos discutir e brigar entre os trabalhadores, mas na hora de falar com o patrão devemos defender a mesma pauta. Assim deve ser dentro do partido: sempre devemos chegar ao consenso, apesar das discussões”, explicou.

Carlão afirmou que a tensão dentro do diretório petista é normal. “O problema que temos dentro do partido sempre é que alguém fica melindrado. Estamos há três meses debatendo essa questão e até novembro vamos falar mais. Tudo no partido sempre foi fruto de muita discussão.”

O nome de Zé Ceará deve ser referendado no dia 10 numa reunião com líderes dos cinco grupos existentes dentro do diretório. Caso os petistas cheguem ao consenso, a chapa será registrada no dia 30. “Depois iremos fazer a engenharia para compor a diretoria. Existe a proporcionalidade para mulheres e jovens”, reiterou.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;