Política Titulo Regresso à Política
Hamilton Lacerda é o
novo diretor do Consórcio

É o primeiro cargo público do petista desde o
escândalo dos aloprados, descoberto em 2006

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
25/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O ex-vereador de São Caetano Hamilton Lacerda (PT) foi nomeado diretor de programas e projetos do Consórcio Intermunicipal. Essa é a primeira vez que o petista assume um cargo público depois de ter figurado no escândalo dos ‘aloprados’, durante a campanha eleitoral de 2006 para o governo do Estado.

Formado em Engenharia e mestre em Administração Pública, Hamilton terá vencimentos mensais de R$ 9.587,21 e será responsável elaboração, análise e execução de projetos do Consórcio, além de monitorar informações externas da região. O petista substituiu no dia 18 a correligionária Solange Ferrarezi Zanetta, que ocupou a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Diadema na gestão do ex-prefeito Mário Reali (PT).

Hamilton quase foi indicado para ser secretário-executivo do Consórcio em fevereiro de 2011, mas o comandante da entidade na época, Mário Reali, recuou para evitar uma repercussão negativa.

Antes de ganhar o cargo, a única participação pública de Hamilton ocorreu na eleição do ano passado, quando tentou retornar à Câmara de São Caetano. À ocasião, o petista obteve 651 votos e foi o quinto mais votado do PT, partido que elegeu apenas o um vereador – Pio Mielo.

O responsável pela nomeação foi o presidente do Consórcio, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), também padrinho de Hamilton em seu retorno aos quadros do PT em fevereiro de 2010. O petista havia se desfiliado em 2006, por conta da repercussão do caso dos ‘aloprados’.

Quando Hamilton retornou à sigla, Marinho declarou que “o PT está aberto para recepcionar todos os homens e mulheres de bem, que querem estar no partido e concordem com o estatuto. Hamilton Lacerda é uma dessas lideranças, até porque não responde a nenhum processo.”

Entretanto, o petista se tornou réu – ao lado de oito correligionários – no caso dos ‘aloprados’ com a abertura de processo na 7ª vara Criminal de Justiça do Mato Grosso, em junho do ano passado.

Hamilton Lacerda era coordenador da campanha do hoje Ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), ao Palácio dos Bandeirantes, quando circuito de câmeras de segurança de um hotel próximo ao Aeroporto de Congonhas flagrou o petista entregando sacolas ao ex-policial federal e filiado ao PT Gedimar Pereira Passos, em setembro daquele ano.

Passos foi preso pela PF ao lado de Valdebran Padilha (PT) no quarto daquele hotel portando R$ 1,7 milhão, divididos entre reais e dólares norte-americanos. O dinheiro seria usado na compra de dossiês que ligariam Serra à máfia dos ‘sanguessugas’, suposto esquema de venda de ambulâncias superfaturadas para prefeituras paulistas. Na ocasião, Hamilton alegou que na mala que carregava laptop, roupas e material de campanha.

Vereador de São Caetano, Pio elogiou a nomeação. “É um acerto. O Hamilton tem uma excelente capacidade técnica e política.”

Lacerda e Marinho não foram localizados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;