Política Titulo Rede ou PSDB
Por Assembleia, líder do governo Saulo estuda sair do PR

Hércules alega falta de espaço porque partido irá apoiar Diniz Lopes por vaga de deputado estadual

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
24/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Líder do governo Saulo Benevides (PMDB) na Câmara de Ribeirão Pires, o vereador Hércules Giarola (PR) admitiu a possibilidade de deixar o partido para disputar cadeira na Assembleia Legislativa no ano que vem.

O republicano disse que o PR já tem candidato a deputado estadual na microrregião de Mauá, Ribeirão e Rio Grande da Serra: o ex-comandante do Paço mauaense Diniz Lopes (PR).

Hércules avaliou que o nome do correligionário é forte e, por isso, não existe espaço para sua candidatura dentro do PR. “Tenho plena certeza de que o Diniz vai conseguir se eleger e a principal ajuda será dos três municípios.”

Apesar do desejo declarado, o parlamentar afirmou que não pretende correr o risco de trocar de legenda e perder sua cadeira na Câmara. A Lei de Fidelidade Partidária autoriza mudança de sigla somente em casos de fusão, mudança no programa partidário e criação de uma legenda.

Por conta disso, Hércules revelou estar de olho na Rede Sustentabilidade – agremiação fundada pela ex-presidenciável Marina Silva, que recolhe assinaturas para conseguir registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “Se até setembro o partido estiver apto juridicamente é uma opção para mim.”

Fontes do PSDB afirmaram, porém, que o líder do governo Saulo manifestou desejo de ir para a legenda, independentemente de restrição da legislação eleitoral. A conversa ocorre com integrantes da executiva tucana de Mauá e Santo André.

Hércules negou que esteja conversando com o PSDB para uma possível mudança de olho em 2014 – o partido não possui candidato a deputado estadual na microrregião visada pelo vereador. “Converso com todos os partidos porque sou líder do governo, mas não com a intenção de realizar uma transferência. Minha conversa com os tucanos ocorre nesse contexto (da liderança)”, desconversou.

A mudança, segundo o vereador, não passaria por 2016 como vem sendo dito nos corredores do Legislativo de Ribeirão. O PR tem concorrência grande pela vaga de parlamentar, o que preocuparia Hércules para tentar a reeleição.

No ano passado, ele foi o terceiro mais votado da cidade com 1.152 votos, mas ficou atrás do correligionário Gabriel Eid Roncon, que conquistou 1.163 sufrágios.

(Colaborou Bruno Coelho)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;