Economia Titulo
G-20 pede comunicação clara sobre política monetária
20/07/2013 | 09:02
Compartilhar notícia


Mudanças de política monetária têm de ser calibradas cuidadosamente e comunicadas claramente, enfatizaram autoridades financeiras do G-20 durante encontro em Moscou. Isso é essencial por causa dos riscos decorrentes de movimentos cambiais voláteis e fluxos de capital, de acordo com um rascunho de comunicado ao qual o jornal The Wall Street Journal teve acesso.

O documento diz ainda que está havendo progresso no desenvolvimento de estratégias fiscais de médio prazo "críveis, ambiciosas e específicas de cada país". Impulsionar a criação de empregos e o crescimento são as prioridades de curto prazo, segundo o rascunho. Indicações de que o Federal Reserve, o banco central americano, possa em breve iniciar a redução da quantidade de ativos que compra para estimular a economia dos EUA, uma política conhecida como relaxamento quantitativo, provocaram quedas das moedas, títulos e ações nos mercados emergentes.

"Mudanças futuras às definições de política monetária vão continuar a ser cuidadosamente calibradas e claramente comunicadas", diz o rascunho do comunicado. "Reiteramos que o excesso de volatilidade dos fluxos de capital e dos movimentos desordenados das taxas de câmbios têm implicações adversas para a estabilidade econômica e financeira." Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;