Política Titulo Comoção
Classe política e familiares se
despedem de Mercedes D’Orto

Enterro da vereadora de Ribeirão reuniu diversas autoridades ontem, na Capital

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
18/07/2013 | 07:15
Compartilhar notícia


Os políticos do Grande ABC se mobilizaram ontem para dar adeus a vereadora de Ribeirão Pires Mercedes D’Orto (PV), que morreu na terça-feira em decorrência de um câncer no útero. O enterro ocorreu no Cemitério da Quarta Parada, na Capital, por volta das 16h de ontem. Além dos colegas de Legislativo da verde e familiares, o deputado estadual Jooji Hato (PMDB) e o parlamentar paulistano George Hato (PMDB) estiveram presentes.
Muito emocionado, Jooji destacou a importância do trabalho da amiga como vereadora. “Ela é uma estrela que estava aqui na Terra e agora brilha no céu”, afirmou o deputado estadual.

O pai da vereadora, Humberto D’Orto, falou rapidamente com a imprensa antes do enterro. O empresário recordou que a vocação política da filha o surpreendeu. “Ela era uma moça que morou no Exterior, falava vários idiomas. De repente, esse dom de olhar para os menos favorecidos despertou rapidamente e ela resolveu se candidatar. Foi a mais votada (com 1.226 votos), mas infelizmente aconteceu isso (a morte)”, contou. A vereadora descobriu o câncer dez dias antes da eleição.

Os vereadores de Ribeirão não seguraram as lágrimas. Cleo Meira (PTN) era uma das mais emocionadas – ela e Mercedes tinham uma relação próxima. “Nunca falávamos da doença. Ela foi a pessoa mais otimista que conheci. A ‘onda rosa’ trazida por ela chegou, ficou e ficará para sempre no coração de quem a conheceu”, declarou a vereadora, referindo-se ao slogan usado pela verde.

O parlamentar Gabriel Eid Roncon (PR) ressaltou que todos que trabalham na Câmara aprenderam com a colega. “Sempre disse que tínhamos personalidades parecidas, mas a Mercedes, para mim, era um exemplo. Quero me espelhar nela pelo resto do mandato. Por ela, os outros 16 vereadores vão fazer o melhor Legislativo que Ribeirão já teve”, prometeu.

O corpo da parlamentar começou a ser velado na terça-feira, ainda no Hospital Albert Einstein, onde ela estava internada há duas semanas. Por volta das 23h30, a cerimônia foi transferida para a Câmara de Ribeirão Pires.

A maior movimentação de políticos ocorreu ontem pela manhã. O ex-prefeito Clóvis Volpi (PTB, 2005-2008 e 2009-2012) se emocionou, principalmente quando abraçou Humberto. O ex-comandante do Paço foi responsável pelo ingresso de Mercedes na política.

Os prefeitos de Mauá, Donisete Braga (PT), e Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), foram ao velório para se despedir da vereadora. O chefe de gabinete em Diadema, Adler Kiko Teixeira (PSDB), também esteve no local.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;