Economia Titulo Inflação
Com alta da Selic, Brasil é o
2º do mundo em juros reais

Se o Copom tivesse optado por um aumento
da Selic de 1%, Brasil estaria no topo da lista

11/07/2013 | 08:52
Compartilhar notícia
Arte Rafael Levi/DGABC


A elevação da taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto porcentual na noite desta quarta-feira, 10, para 8,50%, colocou o Brasil na segunda colocação do ranking de juros reais do mundo, segundo levantamento feito pelo site MoneYou, que considera as taxas praticadas em 40 países.

Considerando-se as taxas de juros atuais dessas nações, descontadas a inflação projetada para os próximos 12 meses, a taxa de juros reais brasileira, de 2,5%, está atrás apenas da China, com 2,9%. Em termos nominais, o Brasil ocupa a terceira colocação, atrás de Venezuela e Argentina, com taxas de 15,63% e 11,38%, respectivamente.

O levantamento do MoneYou mostra ainda que, se o Comitê de Política Monetária (Copom) tivesse optado por um aumento da Selic de 1 ponto porcentual, o Brasil estaria no topo da lista dos maiores pagadores de juros reais, com 3,00%. Em contrapartida, a opção pela manutenção do juro básico em 8,00% colocaria o País na quarta colocação do ranking, com taxa de 2,1%, atrás de Chile (2,3%) e Hungria (2,1%), além da China.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;