Política Titulo Debute
Pinheiro pede participação do povo nas audiências do PPA

Prefeito de S.Caetano mira sugestões e reclamações de munícipes para pautar ações do governo

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
11/07/2013 | 07:01
Compartilhar notícia


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), pediu participação popular na discussão do PPA (Plano Plurianual) Participativo, durante a segunda plenária do processo, ontem, que atendeu aos bairros Olímpico, Barcelona, Santa Maria e Prosperidade. Essa é a primeira vez que a Prefeitura se propõe a produzir a peça levando em conta opiniões da população.

Por ser um método inaugural em São Caetano, o peemedebista considera que a população está experimentando e “gostando” do novo modelo. A proposta de contabilizar e analisar a viabilidade de sugestões e reclamações a respeito do andamento da maquina pública é vista como fundamental para pautar o andamento dos próximos quatro anos do governo.

“São críticas que vêm de toda a cidade, sugestões locais e também para o todo o município. O cidadão está aqui querendo participar, contribuir com o desenvolvimento. E é isso que nós queremos, melhorar os serviços. Não adianta ficar só o administrador sozinho, a voz da população é importante”, declarou Pinheiro.

O modelo organizado pela administração peemedebista se diferencia do modelo original, que foi instituído em administrações do PT. Ao invés de abrir um debate público organizado por temas ou áreas, o prefeito dá início aos trabalhos e fica à disposição da população. No espaço das plenárias, mesas com identificação das secretarias ficam dispostas com a presença dos titulares das Pastas, ou de representantes, para colher opiniões.

“Quando eles (os munícipes) me procuram para dar as sugestões, sempre oriento a buscarem a área correta para o secretário anotar e deixar registrado. Dessa forma, podemos aplicar o pedido em melhoria do serviço”, disse Pinheiro. O PPA é responsável pelas diretrizes do governo para os próximos quatro anos e complementa a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).

PROTESTO

Quando estava entrando na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) 28 de julho para conduzir a plenária, Pinheiro foi abordado por um grupo de cerca de 20 manifestantes que cobravam transparência do governo. O prefeito parou para conversar e se comprometeu a recebê-los hoje em seu gabinete.

Os manifestantes disseram que se organizaram em redes sociais da internet para cobrar fim do nepotismo, demissão de secretários investigados pela Justiça, redução da passagem de ônibus e transparência com gastos públicos. “Queremos respeito com os cidadãos, porque protocolamos nossos questionamentos e eles enrolaram”, declarou a empresária Keli Garcia.

Ex-vereador, Horácio Neto (Psol) apoiou o protesto e chegou a discutir com o prefeito. “Estamos apoiando um movimento horizontal, com uma bandeira importante”, disse. Pinheiro afirmou que “não admite uma pessoa com a orientação política de Horácio cobrar informações que já foram disponibilizadas”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;