Cena Política Titulo
Espanador na estrela

Movimentos de massa nos idos dos anos 1970 e 1980 deram origem e, um pouco mais tarde, notoriedade ao PT. O fato é que houve um hiato na história do partido

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
11/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Movimentos de massa nos idos dos anos 1970 e 1980 deram origem e, um pouco mais tarde, notoriedade ao PT. O fato é que houve um hiato na história do partido. As aglomerações e as ações mais efetivas tiveram data certa: as eleições, de dois em dois anos. Agora, militantes da legenda pegam carona na onde de protestos que se apresenta – em menor escala ultimamente, é verdade – para voltar às ruas. O PT de São Bernardo convoca seus filiados para ato hoje, às 6h, na porta das montadoras como Volks e Scania. É a sigla voltando às origens, com concentrações nas portas de fábricas? Tiraram a poeira da estrela? As repostas para as perguntas seriam ‘sim’ se a causa do manifesto fosse a melhoria das condições de trabalho ou o fortalecimento da democracia. Mas não. O objetivo é de cunho eleitoral, mais uma vez. Agora, porém, uma mobilização um ano antes do pleito presidencial, que terá a tentativa de reeleição de Dilma Rousseff (PT) à frente do Palácio do Planalto. Além do apoio à petista, os companheiros têm outras duas bandeiras a defender: realização da reforma política e o plebiscito. A convocação do presidente municipal do PT, Wanderlei Salatiel, é clara: “Importante lembrar que nós iremos defender a nossa bandeira: Com Dilma, em defesa da reforma política e plebiscito já”. O dirigente partidário continua: “Estamos atravessando um momento importante na história do Brasil e nós precisamos da participação de todos, para realizarmos um grande ato político em defesa do nosso governo. Participe!”

Engajado

O chefe do Executivo de Santo André, Carlos Grana (PT), diz que “está prefeito” e que “é sindicalista”. Por isso, afirma que apoia movimento das centrais sindicais – reforma política, fim do fator previdenciário, redução da jornada para 40 horas semanais e contra terceirizações.

Na luta

O Sindema (Sindicato dos Servidores de Diadema) participará das manifestações que se espalham hoje por todo o Brasil. Além das pautas nacionais, haverá reivindicações locais, principalmente na área da Saúde. A entidade não está nada satisfeita com a atuação do secretário José Augusto da Silva Ramos (PSDB).

Time definido

Anunciados os integrantes do Observatório da Cidadania da OAB de Santo André, que acompanharão licitações e contratos do poder público para combate à corrupção. Comandados pelo presidente da entidade, Fábio Picarelli, atuarão com lupa Antonio Carlos Cristiano, William de Almeida do Lago e Heleni Barreiro Fernandes de Paiva Lino.

Poupatempo

O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), recebeu ontem o diretor da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), Admir Ferro (PSDB), para discutir a adequação imobiliária e logística para implantação da unidade do Poupatempo na cidade. O Paço vai fazer estudo apresentar três possibilidades de espaço para futura instalação. Mas, a Prefeitura tem a intenção de indicar o prédio da central de atendimento que fica na Rua Amélia Eugênia, no Centro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;