Política Titulo Por Consenso
PT de Ribeirão aposta em renovação no PED

Partido visa alcançar consenso entre os cinco grupos presentes entre a militância petista

Renan Matavelli
Especial para o Diário
11/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente do PT de Ribeirão Pires, Antonio Carlos Pereira de Souza, o Carlão, afirmou que o partido busca consenso para o próximo PED(Processo de Eleição Direta), em novembro, que definirá a nova diretoria. A legenda municipal pretende lançar chapa única, com o nome que encabeçará o projeto indicado pelo grupo da ex-prefeita Maria Inês Soares. Segundos Carlão, a pessoa seria avaliada pelos quatro demais grupos, que indicariam outras vagas do diretório.

O PT busca renovação e tenta emplacar filiado que nunca foi presidente. Carlão não pretende continuar no comando da executiva municipal. “Reconhecemos as cinco alas no partido e temos uma discussão de rodízio. Foi decidido na primeira reunião que o grupo da Maria Inês indicasse um nome e os demais vão analisar para referendar e lançar chapa única. Precisamos oxigenar as ideias. É necessário para que o partido cresça e as lideranças sejam renovadas”, explicou Carlão.

Segundo o presidente do partido, a ex-chefe do Executivo não encabeçará a candidatura e sim indicará alguém. “Ela já teve a oportunidade como eu também. É a busca de renovar as ideias, dar impulsos as novas lideranças”, reforçou o petista.

Primeiramente será apresentada uma chapa única. Os cinco grupos do partido tem como referências Chiquinho, Professora Elzinha, Mario Nunes e Carlão, além de Maria Inês.

Caso os blocos não entrem em acordo, o partido vai às urnas com cinco chapas, sendo uma da cada liderança. O presidente terá mandato de 2014 a 2016. Segundo Carlão, é de grande responsabilidade para as conduções das eleições e articulações no próximo ano e nas eleições municipais de 2016.

O pleito interno será realizado em novembro, juntamente com outras cidades. Em Ribeirão serão 28 nomes eleitos sendo um presidente e um líder de partido na Câmara, que continuará sendo o vereador Renato Foresto (PT). “Só a partir da definição do novo diretório vamos definir com clareza as estratégias e diretrizes para 2014”, disse Carlão.

Se acordo com Maria Inês, o grupo ainda não definiu o nome que seu grupo indicará. “Nosso grupo ficou responsável pela indicação da chapa de presidência, mas ainda não fechamos o nome”, explicou a petista.

No último PED, em 2009, Carlão foi eleito como líder da legenda pelo mesmo método. Ele foi o responsável por conduzir as conversas que conduziram Maria Inês a encabeçar chapa ao Paço nas eleições municipais de 2012.

Ela foi a principal adversária de Saulo Benevides (PMDB).A petista obteve 36,85% dos votos válidos contra 58,31% do peemedebista.

ARTICULAÇÕES

O principal adversário do prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) nas eleições de 2012 em Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira (PT), pré-candidato a deputado federal, tem trabalhado nas articulações da Macro do PT. “Ele tem nos ajudado, fortalecendo o partido nas cidades para termos um PED com união. Esse é um grande passo em relação a 2014. Pretendemos em dezembro e janeiro discutir as candidaturas”, explicou Carlão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;