Cultura & Lazer Titulo Artes plásticas
MIS apresenta
exposição neo noir
em São Paulo

Espaço cultural abre mostra com montagens realizadas por Jorge Sato

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
11/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Uma viagem poética em busca do futuro de São Paulo toma conta do MIS (Museu da Imagem e do Som), na Capital. Por meio da visão do fotógrafo Jorge Sato, diversos cenários da metrópole ganham releituras conceituais. O resultado dessas andanças pela cidade serão apresentadas a partir de hoje, às 19h, com a abertura da exposição gratuita 'São Paulo Neo Noir'. A visita fica em cartaz para o público até 21 de agosto.


O projeto faz parte da agenda do programa 'Nova Fotografia 2013', promovido pelo MIS para dar apoio a artistas promissores. A cada temporada, seis séries são escolhidas para serem montadas. Luiz Maximiano e Nati Canto são alguns dos nomes que já passaram pela convocatória neste ano.


A série desenvolvida por Jorge Sato tenta fugir de fotos clichê de São Paulo. Brincadeiras com reflexos, luzes diferentes e ângulos inusitados prometem chamar a atenção de quem passar pelo espaço Nicho na galeria. Como o título da exposição indica, as obras do paulistano são caracterizadas pelo estilo neo noir, flertando com a tradicional temática sombria do universo noir, mas utilizando novas técnicas e motivações modernas.


As fotografias foram realizadas por meio de uma câmera Lo-Fi (conhecida por proporcionar poucas opções técnicas e obter trabalhos pouco previsíveis). O diferencial fica por conta da utilização de um splitzer, acessório que possibilita expor apenas parte do frame. O acervo traz fusões em torno do prédio do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e de imagens urbanas do Centro, entre outros resultados.


São Paulo Neo Noir – Exposição. A partir de hoje, às 19h. No MIS (Museu da Imagem e do Som) – Avenida Europa, 158, São Paulo. Tel.: 2117-4777. Ter. a sex., das 12h às 21h; dom. e feriados, das 11h às 21h. Grátis. Até 21 de agosto.

   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;