Política Titulo Por candidatura
Kiko pode deixar chefia de Gabinete em Diadema

Lauro anuncia hoje mudanças no secretariado; tucano seria substituído por Francisco Rocha

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
02/07/2013 | 07:27
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), anuncia hoje, às 10h, mudanças em seu secretariado. Além das esperadas entradas de Iliomar Darronqui (PR) e José Carlos Gonçalves (PR) nas Pastas de Desenvolvimento Econômico e de Transportes, respectivamente, o verde pode tirar Adler Kiko Teixeira (PSDB) da chefia de Gabinete.

O ex-prefeito de Rio Grande da Serra tem possibilidade de virar apenas assessor especial de Lauro. Na vaga, teria mais liberdade para articular sua candidatura a deputado federal.

Homem-forte do governo, o secretário de Finanças, Francisco José Rocha, seria o favorito para assumir a vaga de Kiko, mas não acumularia as duas funções, pois indicaria alguém de confiança para gerenciar o departamento financeiro do Paço.

Ontem, após reunião no Consórcio Intermunicipal, Lauro confirmou que as alterações no primeiro escalão não ficarão restritas aos ingressos de Darronqui e José Carlos. “Amanhã (hoje, em coletiva de imprensa) eu falo dos meus secretários. Até amanhã (hoje) pode mudar tudo. Vão ter algumas coisas que vou fazer. Mas só amanhã (hoje) eu vou dizer.”

Outras negociações que se arrastam há algumas semanas podem ter desfecho hoje. É o caso da Secretaria de Segurança Alimentar. Lauro vem discutindo com integrantes do PSB há alguns meses a indicação de um socialista para o comando do setor. A sigla tenta emplacar o presidente do partido na cidade, o ex-vereador Manoel José da Silva, o Adelson, mas o nome foi vetado pelo prefeito.

Há, então, chance da permanência do secretário interino do setor, Indernes Martins dos Reis Júnior, ou nomeação de Fagner Dourado, filho do vereador e líder de governo no Legislativo, José Dourado (PSDB).

LIVRE
Sem ter de exercer o cargo de chefe de Gabinete, Kiko ficaria voltado às costuras de sua candidatura. Nos últimos meses, ele intensificou diálogos para migração de partido, pois já decidiu que não vai concorrer a uma vaga em Brasília pelo PSDB.

A divisão de atenções já incomodava a base governista na Câmara. O papel de interlocutor do Executivo com a Casa estava sendo exercido pelo ex-vereador Laércio Soares (PCdoB), hoje assessor especial do prefeito.

Francisco José Rocha tem desempenhado a função de conselheiro direto de Lauro. O secretário de Finanças foi um das únicas pessoas que interferiram na polêmica envolvendo David Schmitd, ex-secretário de Transportes e Segurança Alimentar, que havia pedido demissão e criticado duramente o verde para amigos em e-mail.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;