Política Titulo Integração
Donisete inicia
jornada por
baldeação gratuita

Prefeito de Mauá quer urgência em votação de
convênio com CPTM para acordo no Transporte

Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
25/06/2013 | 07:52
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Andre Henriques/DGABC


Para negociar as bases da integração tarifária dos ônibus municipais e com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a Prefeitura de Mauá encaminhou à Câmara o projeto de lei para celebrar o convênio com o Palácio dos Bandeirantes. O governo Donisete Braga (PT) tenta rapidez na votação da matéria, para retomar o quanto antes diálogo com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) pelo benefício aos usuários dos dois sistemas de transporte.

O projeto é considerado pela gestão petista o primeiro passo para baldeação gratuita do transporte municipal com a linha férrea. O mauaense poderia usar o Cartão DaHora (Bilhete Único local) também nas catracas da CPTM. “Existem as etapas. Há a obrigatoriedade da autorização do Legislativo e depois veremos as próximas (para a transferência). Quero essa integração em prática até o fim do ano”, considerou Donisete.

Com intuito de superar essa etapa rapidamente, o secretário de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes (PT), tentará adiar o recesso parlamentar. O texto não está na ordem do dia do último dia de trabalho parlamentar do semestre. O petista tentará incluir a peça na votação de hoje e, também, articular a convocação de uma sessão extraordinária possivelmente para quinta-feira.

Na visão do governo, quanto mais rápida a retomada das conversas com o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da CPTM, Mário Bandeira, maior a possibilidade de acerto até dezembro.

Donisete tem expectativa de integração gratuita para usuários dos dois sistemas por determinado período de tempo. Se a gratuidade não for possível, o objetivo passa a ser o desconto tarifário para quem utiliza as linhas municipais e estaduais.

Também estão encaminhadas as reformas das três estações da CPTM no município, começando por Guapituba no segundo semestre. Já Capuava e Mauá ficariam para 2014. No caso do último terminal, situado na região central, a Prefeitura também discute reforma na estação de ônibus para integrar fisicamente os dois pontos, facilitando a transferência.

O governo petista espera detalhes das obras por parte do Palácio dos Bandeirantes na Estação Mauá da CPTM para planejar a intervenção no terminal municipal, para executar as obras em conjunto.

SEM CONSENSO
Responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica do Cartão DaHora, a PK9 não é consenso no Paço para trabalhar na baldeação com a CPTM. A empresa foi multada em R$ 3,6 milhões pela Prefeitura, por destinar R$ 6,8 milhões às concessionárias de ônibus Viação Cidade de Mauá e Leblon a partir da compra do crédito tarifário e não na passagem pela catraca dos coletivos, conforme consta em contrato. A operadora recorreu da punição.

A PK9 é uma das personagens da crise no transporte em Mauá. Em maio, a Prefeitura multou também a Leblon em R$ 12,2 milhões e a Cidade de Mauá em R$ 8,2 milhões por violação no sistema eletrônico de bilhetagem. As empresas também recorreram e o Paço analisa os recursos.

Sem a PK9, o governo teria de abrir licitação para outra terceirizada implantar o sistema de integração tarifária. Donisete sempre deixou em aberto a possibilidade de contratação de outra empresa.
 




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