Política Titulo Concorrência
Para Barba, PT pode
eleger 3 deputados
por São Bernardo

Diretório projeta lançar candidaturas do sindicalista, de Ana do Carmo e de Luiz Fernando

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
25/06/2013 | 07:49
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Nome certo na corrida eleitoral por uma cadeira na Assembleia Legislativa, o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, avaliou ser possível o triunfo de três candidatos do PT de São Bernardo ao Parlamento paulista. “Prefiro deixar para o PT montar essa geografia política. De repente, é possível haver três candidaturas e as três serem eleitas.”

A tendência é o projeto estadual de Barba se junte ao da deputada estadual Ana do Carmo, que buscará a reeleição, e ao do presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira, que ainda não se filiou ao PT, mas tem a candidatura assegurada pelo prefeito Luiz Marinho. Vereador com maior número de mandato pelo PT, José Ferreira ainda tenta ingressar no grupo, porém vê sua intenção se esvaziar a cada dia.

O cenário com diversas candidaturas desagradou o presidente do diretório municipal do PT, Wanderley Salatiel, que defende apenas duas empreitadas a deputado estadual pelo partido na cidade.

Diplomático, Barba não se opõe aos nomes colocados para a disputa atualmente. “É legítimo que a Ana seja candidata porque já é deputada, assim como é legítimo que o Zé Ferreira aspire ser candidato. O Luiz Fernando e eu também podemos”, argumentou.
A decisão final sobre as candidaturas ficará sob responsabilidade de Marinho. O prefeito, no entanto, desconversou sobre detalhes da definição da chapa do petismo de São Bernardo. “Fecharei essa avaliação internamente no partido.”

Para evitar o clima de guerra sobre candidaturas, o PT adotou o discurso de que a empreitada de Barba seria pulverizada, com bases de apoio em todo o Grande ABC. O diretor do sindicato afirmou que sua pré-candidatura está organizada em núcleos políticos em 24 cidades espalhadas pelo Estado, como a região da Baixada Santista e do Vale do Paraíba.

O petista, que nunca disputou cargo eletivo, disse que não há nenhuma disposição em abrir mão da candidatura. “Isso (desistência) não está em curso nem em debate agora. Se surgir (essa possibilidade) vamos fazer o debate, mas isso não significa que vou abrir mão. A pré-candidatura não é um desejo meu, mas de um grupo que está em torno dessa pré-candidatura”, alegou.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;