Política Titulo Legislativo
Prevendo veto, Pio retira projeto da pauta

Vereador do PT havia proposto inserção da matéria Educação Financeira na rede municipal

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
19/06/2013 | 07:19
Compartilhar notícia


Prevendo veto do Executivo, o vereador de São Caetano Pio Mielo (PT) pediu ontem, durante a sessão ordinária da Câmara, vistas por duas sessões do projeto de lei que institui a matéria de Educação Financeira e Cidadania nas escolas municipais de período integral. Por gerar custos ao erário, a propositura só poderia ser feita pelo Executivo.

De acordo com Pio, a proposta será rediscutida com o Palácio da Cerâmica, especialmente com o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) e o secretário de Educação, Daniel Contro. “Vamos buscar melhores composições políticas e pareceres jurídicos para viabilizar o projeto de lei. Assim, evitamos o constrangimento do governo e o nosso, que teria de vetar a proposta”, explicou o petista.

O parlamentar também afirma ter respaldo no governo, que “gostou” da proposta. “É um projeto de extrema relevância. As famílias brasileiras têm muita dificuldade em lidar com a renda, por isso a Educação Financeira, uma bandeira da minha campanha, é importante. Nesses tempos de manifestações, fica claro que R$ 0,20 fazem falta no Orçamento.”

Líder do governo na Câmara, o vereador Jorge Salgado (PTB) disse que existem pareceres jurídicos pela inconstitucionalidade sobre projeto de lei semelhante ao de Pio. “É uma matéria relevante e vamos buscar um entendimento melhor”, comentou.

A sugestão do petebista é de que o projeto poderá ser produzido pelo Executivo e encaminhado ao Legislativo como atendimento de uma indicação do petista. A manobra evita o teor de inconstitucionalidade, já que o prefeito é o único que pode criar programas e gerar custos.

MAIS DO MESMO
A Câmara aprovou ontem o veto total proposto pelo prefeito ao projeto de lei do vereador Severo neto (PSB) que institui o programa Professor do Ano. Para o governo, a proposta é inconstitucional por ferir a separação entre os poderes públicos, com o mesmo argumento de que o texto geraria gastos ao erário.

A matéria, que havia sido aprovada por unanimidade no plenário, teve 16 votos favoráveis ao veto. Apenas o autor do projeto e Eder Xavier (PCdoB) discordaram de Pinheiro. “É um absurdo, Meu projeto foi vetado por uma palavra errada (programas, no plural). Vou aprender a colocar as palavras certas”, protestou na tribuna o socialista, apesar de a justificativa do veto não ter esse argumento.

Com o mesmo argumento apresentado ao petista, Salgado foi à tribuna e prometeu valorizar o empenho de Severo e sua assessoria na elaboração da matéria. “É um bom projeto, mas é inconstitucional e não poderia ser sancionado. Nós vamos tentar encaminhar esse projeto, mas de autoria do Executivo”, declarou o petebista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;