Política Titulo Médicos
APM defende revalidação de diploma para estrangeiros
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
19/06/2013 | 07:06
Compartilhar notícia


A regional de São Bernardo e Diadema da APM (Associação Paulista de Medicina) se pronunciou sobre a proposta de contratação de médicos estrangeiros para suprir a demanda das cidades brasileiras, defendida pelo prefeito Luiz Marinho (PT).

Em nota, a entidade argumenta que não é contra a importação de médicos, mas defende que a contratação esteja vinculada à aprovação dos profissionais no Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras).

“Somos contrários à importação de médicos estrangeiros sem comprovação em exame, de capacitação adequada ao exercício da medicina no Brasil”, diz a nota.

Marinho argumenta que o objetivo é contratar médicos de países em que a oferta desses profissionais é maior do que no Brasil, como Portugal, Espanha e Cuba. Para ele, a crise econômica na Europa é o maior incentivo para que profissionais de Saúde estrangeiros venham clinicar em cidades brasileiras.

A proposta é discutida pelo Ministério da Saúde, mas ainda não há previsão de início para a contratação desses profissionais.

GRATIFICAÇÃO
A Prefeitura de São Bernardo encaminhou à Câmara projeto de lei que reajusta a gratificação especial aos profissionais da Saúde.

O benefício visa corrigir os valores da gratificação aplicada aos profissionais, adotada em maio de 2009, no primeiro governo do prefeito Luiz Marinho. Segundo o Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais), a medida contemplará aproximadamente 1.200 profissionais do setor.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;