Política Titulo Deficit
Diadema quer
reajustar TAC
sobre creches

Pasta de Educação avalia que cenário atual difere do acordado com MP no governo Reali

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
14/06/2013 | 07:06
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Prefeitura de Diadema e o Ministério Público vão discutir alterações no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado no ano passado para diminuição do deficit de vagas em creche. A Secretaria de Educação, chefiada por Marcos Michels (PV), avaliou que os dispositivos do acordo firmado ainda na gestão do ex-prefeito Mário Reali (PT) não correspondem à realidade atual das filas de espera por vagas na rede pública municipal.

Pelo TAC original, o Paço se comprometia a incluir 1.300 crianças no sistema educacional somente em 2013, contabilizando um deficit de 11 mil pessoas. Segundo o secretário, esse número foi reajustado para 6.767 depois de trabalho de reorganização da fila, como recadastramento, ocupação de vagas ociosas e planejamento de atendimento por bairros.

A intenção da administração de Lauro Michels (PV) é avançar na discussão de alterações no TAC no mês que vem, com debate com diretoras das creches, Ministério Público, representantes de APM (Associação de Pais e Mestres) e vereadores.

Ontem, Marcos participou de reunião com os parlamentares na Câmara e foi cobrado pela bancada de oposição pela paralisação da construção de seis creches iniciadas ainda no governo Reali: Naval (Vila São José), Betel (no Centro), Ilhéus (Jardim Inamar), Sagrado Coração de Jesus (Jardim Gazuza), Irmã Dulce (Jardim dos Eucaliptos) e Teotônio Vilela (Vila São José). Com recursos do governo federal, as unidades foram incluídas pelo ex-prefeito no TAC firmado no ano passado como garantia de abertura de vagas na rede pública.

Aos vereadores, o titular de Educação creditou à gestão petista a paralisação das intervenções, principalmente por conta dos bloqueios da CND (Certidão Negativa de Débito) e o CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária). A administração tem alegado que, com os documentos fora de ordem, não pôde efetivar repasses da União e do governo do Estado.

Com investimento total de mais de R$ 20 milhões, parte das obras foi reiniciada no começo do ano, após a Câmara aprovar o parcelamento de dívida da Prefeitura com o Ipred (Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Diadema), o que permitiu a regularização da CND e do CRP.

INVESTIMENTO
A apresentação de Marcos apontou que, até maio, a Pasta investiu 17% da receita com Educação, abaixo do percentual constitucional de 25%. A previsão da secretaria é que o índice seja turbinado com o reinício das obras de construção das creches, que têm previsão de abertura de 678 vagas.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;