Política Titulo Candidatura
Mário Reali
reativa escritório
pensando em 2014

Ex-prefeito de Diadema quer cadeira na Assembleia, mas não descarta Congresso

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/06/2013 | 07:25
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O ex-prefeito de Diadema Mário Reali (PT) se prepara para reabrir espaço político na cidade com intuito de já difundir seu projeto de candidatura à Assembleia Legislativa no ano que vem.

A retomada do trabalho na cidade será por meio de uma associação sem fins lucrativos de discussão de políticas públicas. A entidade foi responsável, por exemplo, pela edição de livro do ex-prefeito e hoje secretário de Saúde de São Paulo, José de Filippi Júnior (PT), sobre ações habitacionais adotadas em Diadema desde o início dos governos do PT, em 1983.

A princípio, a coordenação do espaço será feita por Antônio Vanderly Lima (PT), ex-secretário de Esportes e um dos principais articuladores do governo Reali. O ex-prefeito afirmou preparar um livro com experiências de gestão na Saúde.

Reali disse que a maior possibilidade é de tentar retomar a cadeira na Assembleia Legislativa, onde ficou de 2003 a 2008, quando se lançou candidato a prefeito de Diadema. Porém, ele não descartou concorrer à Câmara Federal, para recuperar o mandato de Filippi – o petista se licenciou da vaga de deputado federal para assumir cargo no primeiro escalão do governo de Fernando Haddad (PT), na Capital. “Não sou candidato de mim mesmo.”

O ex-prefeito não quis polemizar sobre a sinalização de candidatura do ex-postulante a vereador Renato do Geb (PT). O hoje coordenador regional do mandato do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) avaliou não haver racha partidário com o lançamento de duas candidaturas ao Legislativo paulista “se ambas defenderem os mesmos ideais”.

“É muito cedo para se falar nisso (consenso no diretório diademense para deputado estadual). É uma discussão para o ano que vem. Outras coisas precisam ser debatidas nesse primeiro momento, como o PED (Processo de Eleições Diretas) e a organização do partido”, estimou Reali.

Há movimento no PT estadual de resgate do mandato de um nome do petismo de Diadema na Assembleia, até como forma de contrapor a administração de Lauro Michels (PV) na cidade. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), foi designado pela cúpula paulista a consensuar o projeto em torno de Reali e evitar o lançamento de outras candidaturas pelo diretório municipal.

Schmitd discute hoje com Lauro permanência na Prefeitura

O secretário das Pastas de Transportes e Segurança Alimentar de Diadema, David Schmitd, se reúne hoje com o prefeito Lauro Michels (PV) para discutir sua permanência no governo, após ter formalizado pedido de demissão na quinta-feira.

Ontem, o secretário, que disse ter trabalhado normalmente, esteve com o núcleo duro do governo para tratar sobre o assunto. Porém, a decisão final foi postergada. “Minha relação está boa, não estou sabendo de nada. Temos uma reunião amanhã (hoje) e depois disso posso falar sobre o assunto”, disse.

A relação de Schmitd com o prefeito ficou estremecida por ele ter criticado o verde em e-mails enviados a amigos, pedido demissão e não ter aparecido para trabalhar. Também não foi à reunião do secretariado anteontem. Entretanto, a tendência é de que o secretário se desculpe do ocorrido e permaneça no comando das duas Pastas. Ele, inclusive, teria confidenciado a outros secretários que se arrependeu das declarações.

O assessor especial do Paço de Diadema, Laércio Soares (PCdoB), disse que não tinha informações sobre a situação de Schmitd. A postura do secretário abriu discussão de uma reorganização no governo, já que há outros integrantes do primeiro escalão com possibilidades de disputar a próxima eleição, como o chefe de gabinete, Adler Kiko Teixeira (PSDB), e os titulares das Pastas de Obras, Márcio da Farmácia (PV), e Educação, marcos Michels (PV).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;