Esportes Titulo Copa das Confederações
Velhos pesadelos com o Uruguai

Em má fase nas eliminatórias, Celeste chega ao Brasil para se firmar entre os melhores

Thiago Silva
10/06/2013 | 07:29
Compartilhar notícia


Qual brasileiro não sabe da história do Maracanaço (ou Maracanazzo), em espanhol) Aquele 2 a 1, de virada, do Uruguai sobre o Brasil, que precisava apenas de um empate, no jogo decisivo da Copa do Mundo de 1950, no então principal palco mundial, sempre retorna à memória de brasileiros e uruguaios, principalmente neste ano, quando a volta a disputar competição em terra tupiniquim. 

O Uruguai chega à Copa das Confederações credenciada pelo título da Copa América de 2011, com campanha irretocável, na Argentina, eliminando a anfitriã e passando facilmente por Peru, na semifinal, e Paraguai, na decisão. 

Antes, porém, o time do técnico Óscar Tabárez já havia empolgado o mundo ao chegar à semifinal da Copa de 2010, na África do Sul, com Diego Forlán escolhido o melhor jogador da competição. Todas essas façanhas deixaram otimistas os torcedores, que começaram a sonhar novamente com o retorno à elite mundial. 

Aliás, o Uruguai é o principal campeão da Copa América, com 15 títulos, foi o primeiro a levantar a taça da Copa, em 1930, jogando em casa, além de vencer no Brasil, em 1950. 

A Celeste ainda conquistou duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, objetivo que o Brasil ainda não alcançou. 

Porém, o voo está em queda novamente. Nas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2014, o Uruguai ocupa a indigesta sétima posição, com 13 pontos, três abaixo da Venezuela, quinto, a posição que dá direito a disputar repescagem – apenas os quatro melhores se classificam direto ao Mundial – o jogo-chave será justamente hoje, às 21h (horário de Brasília), contra a Venezuela, na cidade de Guayana, na casa do rival. 

A base ainda é a mesma de 2010, mas, sem os resultados positivos, Tabárez tem alterado a equipe constantemente. Alguns jogadores também não estão atuando bem como há três anos, como o próprio Forlán, hoje no Internacional.

As apostas do treinador, tanto às eliminatórias quanto à Copa das Confederações, é na dupla de ataque formada por Luis Suárez, do Liverpool, e Edinson Cavani, do Napoli, e na juventude de Gastón Ramírez, 22 anos, que defende o pequeno clube inglês Southampton – o atleta está na mira de grandes clubes europeus, como Milan e Internazionale. Outro ponto forte do Uruguai é o sistema defensivo, liderado por Diego Lugano, ex-São Paulo e atualmente no Málaga. O sonho de todos os uruguaios é de repetir o Maracanazzo, tarefa ingrata devido ao atual desempenho da Celeste.


Luis Suárez traz ao País o amor e o ódio dos torcedores 

Mais que a estrela do Uruguai, Luis Suárez é o personagem. Se os uruguaios e os reds, como são conhecidos os torcedores do Liverpool, o veneram, muitos amam odiá-lo. Quando joga diante dos seus, é aplaudido, quando atua em território inimigo é ofendido e até os antepassados. 

Tudo devido à irreverência dentro de campo. A cena mais emblemática foi em 2010, quando o Uruguai empatava por 1 a 1 com Gana, pelas quartas de final da Copa do Mundo. No último minuto, o goleiro uruguaio estava batido no arremate de Adiyiah e o atacante defendeu a bola com a mão, sendo expulso. 

Porém, Gana perdeu o pênalti, e os uruguaios arrancaram a vaga na cobrança de pênaltis. Suárez terminou como herói e persona non grata em terras africanas. 

O estilo temperamental o acompanha desde os 15 anos, quando, pelas categorias de base do Nacional, foi expulso após cabeçada no árbitro. No Ajax, mordeu Otman Bakkal, do PSV, e recebeu o apelido de Canibal. O mesmo ato se repetiu pelo Liverpool, contra Ivanovic, do Chelsea. 

Mais vergonhosa foi a acusação de racismo contra o francês Evra, do Manchester United, em 2011. Foi punido com multa e suspensão. No reencontro dos times, em 2012, Suárez se recusou a apertar a mão do adversário, aumentando a polêmica. 

Apesar dos problemas, desequilibra em campo. Em 2011, foi considerado o astro da Copa América e seu nome está sempre na mira dos grandes clubes da Europa. Agora é esperar para ver o que vai aprontar pelos palcos brasileiros. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;