Setecidades Titulo Trânsito
S.Caetano reajusta
semáforos da cidade

Equipamentos irão medir o fluxo de veículos nas
avenidas Goiás e Guido Aliberti durante todo o dia

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
10/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Câmeras de monitoramento irão ajudar a reduzir os congestionamentos nas avenidas Goiás e Guido Aliberti, em São Caetano. Os equipamentos irão medir o fluxo de veículos nas vias em diferentes momentos do dia. As estatísticas permitirão a reprogramação de semáforos ao longo dos dois corredores, procedimento que deve ser iniciado no próximo mês. A estimativa é que o tempo de travessia seja reduzido em 30%, aproximadamente.

A contagem será feita por três UMCs (Unidades Móveis de Contagem). O equipamento, cuja aparência é semelhante a de um radar móvel, é colocado na carroceria de um caminhão. Uma haste metálica é erguida para que a câmera alcance altura de cerca de sete metros. A cada dia, o aparelho é colocado em um cruzamento diferente – serão 21, ao todo. O monitoramento teve início na semana passada e será feito até domingo. A partir daí, as informações captadas serão processadas por um software alemão.

Segundo o diretor de Trânsito de São Caetano, Marcelo Ferreira de Souza, a tabulação dos dados deverá demorar uma semana para ser concluída. “Esse levantamento irá mostrar em que momentos do dia a demanda é maior e qual é o tipo de tráfego predominante: carros, caminhões ou motocicletas. Isso irá permitir a remodelação dos tempos semafóricos para garantir mais fluidez e evitar períodos ociosos.” O estudo também irá apontar quais sentidos dos corredores têm mais necessidade de passar por revisão.

Serão criados diversos planos com tempos variados de abertura e fechamento dos semáforos, cada um aplicado automaticamente. Em caso de fatores atípicos, como acidentes e veículos quebrados, será feita programação manual dos equipamentos. Não será necessária a compra de novos sinais luminosos. A ação de reprogramação não demandou investimentos da Prefeitura. Segundo Souza, o contrato com a empresa prestadora de serviços de sinalização engloba esse tipo de trabalho.

A estimativa do diretor é que as modificações reduzam em cerca de 25% a 30% o tempo levado por motoristas para cruzar cada uma das avenidas. Em maio, o Diário publicou reportagem sobre a lentidão provocada pelos semáforos na Guido Aliberti. Na ocasião, a equipe do jornal demorou cerca de 25 minutos para atravessar toda a via, cuja extensão é de 6,5 quilômetros.

Caso as mudanças nos tempos semafóricos atinjam a meta traçada pela Prefeitura, o tempo de travessia cairá para pouco mais de 17 minutos. Tanto a Guido Aliberti como a Goiás representam as principais ligações da cidade com municípios vizinhos, como São Paulo, São Bernardo e Santo André. A Avenida Goiás recebe diariamente 100 mil veículos nos dois sentidos.

Prefeitura de São Caetano quer estudo semelhante em outras vias

Após a finalização do processo de reprogramação semafórica nas avenidas Goiás e Guido Aliberti, a Prefeitura de São Caetano pretende fazer modificações semelhantes no eixo da Avenida Presidente Kennedy e na Rua Alegre. Em seguida, a região central da cidade deve ser a próxima a ser analisada pelas três UMCs (Unidades Móveis de Contagem) disponíveis para o município.

“A contagem eletrônica agiliza esse trabalho. Se tivéssemos de fazer essa análise manualmente, iríamos demorar muito mais tempo, além de ser algo suscetível a erros”, comenta o diretor de Trânsito da Prefeitura, Marcelo Ferreira de Souza.

Segundo Souza, procedimentos semelhantes foram adotados em cidades como São Bernardo, Santo André, Guarulhos, São José dos Campos, Santos, Piracicaba, Goiânia, Limeira e Vinhedo.

PLANO DE MOBILIDADE

Outra ação que deverá melhorar o trânsito na cidade será o Plano Regional de Mobilidade, contratado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O estudo prevê 157 intervenções, que custarão R$ 7,8 bilhões. Para São Caetano estão previstas obras nas avenidas dos Estados, Guido Aliberti e Goiás, além da construção de pontes e viadutos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;