Esportes Titulo Dia 16
Especialista ensina a driblar desafios da etapa de São Caetano

Acostumado ao percurso, Carlinhos recomenda cadência na primeira corrida do circuito regional

Anderson Fattori
09/06/2013 | 07:30
Compartilhar notícia


Cadência. Essa é a palavra de ordem para quem vai disputar os dez quilômetros na primeira etapa do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, no dia 16, domingo, em São Caetano. Segundo Carlos Moreira dos Santos, o Carlinhos, proprietário da Number One, assessoria de Santo André que prepara atletas para as provas de rua, o segredo é manter o ritmo para conseguir driblar os desafios do exigente percurso.

Logo após o fim do primeiro quilômetro, os competidores irão se deparar com subida considerada moderada, de aproximadamente 600 metros. “Nesta fase, o ideal é manter a cadência, evitar se esforçar além da capacidade para não se esgotar, afinal, a prova estará apenas no começo”, recomenda Carlinhos, que disputou seis edições da Corrida de Reis de São Caetano, que utiliza o mesmo trajeto. “Logo depois haverá grande descida. Indico para também cadenciar o passo, pois descer muito rápido, além de aumentar o impacto nos joelhos, pode travar a musculatura posterior da coxa”, completa.

A partir do terceiro quilômetros os corredores vão encarar circuito praticamente plano, correndo toda a extensão da Avenida Presidente Kennedy. Quem optou pelo percurso de cinco quilômetros fará o retorno na rotatória do chafariz voltando ao ponto de largada, enquanto os atletas dos dez quilômetros seguem até o encontro com a Avenida Goiás. “Esse é o momento certo de imprimir velocidade, de acordo com a capacidade física de cada um”, ensina Carlinhos.

O retorno feito na Avenida Goiás também tem leve subida e os atletas voltam pela Avenida Presidente Kennedy até o sétimo quilômetro. Depois, viram à direita, na Avenida Tijucussu, considerado o pior momento. “Esta etapa terá praticamente um quilômetro de subida e com curvas. Recomendo manter a cadência, diminuir a distância da passada, pois cansa menos. Além disso, o ideal é movimentar bastante os braços, pois ajuda bastante”, sugere.

Após a subida, os atletas percorrem trecho pequeno passando pelas ruas Prates, Guia Lopes, Coronel Camisão e Ribeirão Preto, antes de retornar à Avenida Tijucussu para descer. “É preciso lembrar do começo da prova e também segurar o ritmo para não forçar a musculatura nem as articulações dos joelhos”, prossegue Carlinhos.

Por fim, após a descida, os atletas retornam à Avenida Presidente Kennedy para cerca de 800 metros em percurso plano, rumo à linha de chegada.

Para garantir boa corrida, Carlinhos recomenda descanso nos dias anteriores à prova e não mudar a alimentação do dia a dia. “É muito importante estar bem preparado para suportar as subidas e descidas da prova. Além disso, é preciso fazer as alimentações de acordo com o habitual e no dia da corrida acordar pelo menos duas horas antes da largada para o corpo se acostumar”, finaliza Carlinhos.

ÚLTIMAS VAGAS

Terminam na quarta-feira as inscrições para a etapa de São Caetano do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC. A prova será disputada domingo. Depois, a competição, que faz parte das comemorações pelos 55 anos do Diário, passa por Rio Grande (7/7), Mauá (11/8), Ribeirão Pires (15/9), São Bernardo (13/10), Diadema (10/11) e Santo André (1º/12), com a largada sempre às 8h.

As inscrições podem ser feitas no www.dgabc.com.br e no www.ativo.com ou retirando a ficha na portaria do Diário, à Rua Catequese, 562, bairro Jardim, em Santo André. O custo de cada etapa é de R$ 20, sendo que o atleta que desejar participar das sete provas pode se inscrever com preço promocional de R$ 100.

Ao fim de cada etapa, os participantes serão premiados com troféus do primeiro ao quinto colocados, masculino e feminino, e medalhas para os que completarem o percurso.com direito a troféu especial.

O circuito regional é realizado pelo Diário, com apoio do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e organizada pela Federação Paulista de Atletismo.


Maurren Maggi sente fisgada e abandona Troféu Brasil

Uma das principais esperanças do Brasil em conseguir índice para o Mundial de Moscou, em agosto, na Rússia, fracassou. Campeã olímpica em 2008, Maurren Maggi sentiu fisgada na coxa logo no primeiro salto da semifinal e, bastante frustrada, abandonou a disputa, que ocorre no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo.

“Achei melhor não forçar e agravar a lesão”, disse a atleta, visivelmente abalada. “Ela precisa passar por avaliação mais apurada. Acho que não é nada sério. Se for o caso, competirá novamente ainda neste mês”, completou o técnico Nélio Moura, que demonstra confiança na obtenção do índice para o Mundial.

Na mesma eliminatória, Keila Costa, da equipe BM&FBovespa/São Caetano, passou para a final de hoje, às 9h05, como a primeira colocada ao alcançar 6,45 m. A atleta já havia vencido a prova do salto triplo, sexta-feira, estabelecendo novo recorde brasileiro com 14,58 m.

Na final do lançamento do dardo, quem foi assistir à musa paraguaia Leryn Franco viu a brasileira Jucilene Sales de Lima, também de São Caetano, surpreender. Ela alcançou a marca de 61,98 m e igualou o recorde brasileiro de Sueli Pereira dos Santos, ficando com a medalha de ouro, enquanto Franco foi a terceira com 54,89 m, atrás de Laila Ferrer Domingos, do EC Pinheiros, que ficou com a prata, com 59,91m.

Neste domingo, será o encerramento da competição. O destaque é Fabiana Murer, de São Caetano, que disputa a final do salto com vara a partir das 9h.
 

A competição marcou o fim da carreira de Elisângela Adriano e Lucimar Moura. de São Caetano. A primeira foi quarta no lançamento do disco e a segunda com prata no revezamento 4 x 100. (das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;