Cultura & Lazer Titulo Música
Bebel Gilberto de
todos os tempos

Cantora lança primeiro DVD com revisão da
carreira e esplendorosa vista do Rio de Janeiro

Thiago Mariano
10/06/2013 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação


O cenário foi o Arpoador. A trilha, vários pedaços de muitos capítulos da história musical do Rio de Janeiro. De protagonista, Bebel Gilberto, que amarrou entre céu, pedras, mar e música – em uma combinação perfeita entre um e outro – a sua trajetória. O registro está no CD e no DVD 'Bebel Gilberto In Rio' (Biscoito Fino, preço médio R$ 30 o CD e R$ 40 o DVD).

Reunindo principalmente composições de três dos seus discos, 'Tanto Tempo' (2000), 'Bebel Gilberto' (2004) e 'Momento' (2007), o espetáculo marca o primeiro registro da cantora em vídeo e, segundo a própria, o fim de um ciclo iniciado há 13 anos, quando ela ganhou o mundo com 'Tanto Tempo'. Mais do que mudar de postura, de som, Bebel aponta essa fase da sua carreira como um período de mais liberdade e maturidade. “Encontrei meu tom. Quando as pessoas perguntam que tipo de música eu faço, respondo que faço música da Bebel. Não acredito que minha música tenha estilo definido, seja bossa nova, eletrônica. É o meu som”, diz Bebel, que já está trabalhando na produção do seu próximo álbum.

Cantar no Arpoador, onde surgiu o Circo Voador, local onde ela viveu um importante capítulo da sua história pessoal e da sua carreira ao lado de grandes artistas, entre eles Cazuza, mexeu muito com suas emoções. “Se eu cruzasse o olhar com alguém que viveu aquela época comigo, teria me emocionado de chorar”, revela.

O roteiro do concerto, que começou a ser elaborado há pelo menos dois anos, traz canções como 'So Nice (Samba de Verão)', 'Bananeira', 'Samba da Benção', 'Simplesmente', 'Eu Preciso Dizer Que Te Amo', 'Aganjú' e 'Tanto Tempo'. Uma versão para 'Rio', do Duran Duran, também está no repertório, que contempla participações de Chico Buarque e do rapper Flávio Renegado.

“Em alguns arranjos fui fiel à fórmula. Em outros, mudei bastante. Essa foi a parte em que mais me envolvi, fiquei possuída pelos arranjos do começo ao fim. Sou muito minuciosa com isso”, conta ela, que de 'All in One', seu último projeto, de 2009, incluiu apenas uma canção: 'Sun is Shining', releitura de tema composto por Bob Marley. “Esse é um disco que faz menos parte da linguagem dessa trilogia. 'Sun is Shining' eu trouxe para o DVD porque queria mostrar ao Brasil uma versão que eu fiz para uma música do Bob Marley. Não estava clareado por aqui que eu tinha feito isso.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;