Política Titulo Judiciário
Maranhão oferece área para acolher Fórum

Prefeito pede também que cidade ganhe comarca para instalar cartório de imóveis municipal

Renan Matavelli
Especial para o Diário do Grande ABC
07/06/2013 | 07:20
Compartilhar notícia


O prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), afirmou que vai oferecer a área onde hoje funciona a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) da cidade para a construção do Fórum do município. O terreno de 750 metros quadrados está localizado na Rua Mercúrio, no Centro, próximo à estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Na terça-feira, Maranhão se reuniu com o presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), Ivan Sartori, e solicitou a construção da unidade em Rio Grande da Serra – atualmente os serviços jurídicos ficam numa pequena sala alugada, sem espaço para júri e com dificuldade de atendimento à população. Participaram do encontro o chefe da Câmara de Rio Grande, Edvaldo Guerra, e o deputado estadual Orlando Morando (PSDB).

Outro ponto discutido com o desembargador foi a transformação do Foro de Rio Grande em comarca. “Precisamos da comarca para instalação de um cartório de imóveis na cidade. Será um meio facilitador. Temos, em média, 28 mil processos em andamento. Desta forma ganharemos agilidade e facilitará o acesso à população, que hoje tem de se deslocar até Ribeirão”, apontou o prefeito, que disse que vai encaminhar a documentação solicitada por Sartori ainda hoje.

No fim do mês passado, o TJ-SP autorizou a obra para o novo Fórum de Diadema. A cidade governada por Lauro Michels (PV) no projeto que altera a organização e a divisão judiciária do Estado, mais conhecido como Projetão, que tramita na Assembleia Legislativa e que serve para expandir o serviço judiciário no Estado. A unidade será instalada na Avenida Sete de Setembro, no Centro, próximo à atual sede do Judiciário diademense.

Além de Maranhão, Guerra e Morando, estavam presentes na audiência o consultor jurídico do município Carlos Duarte, o secretário de Comunicação, Carlos Eduardo Silva, o juiz Cláudio Juliano Filho, da Vara do Foro Distrital de Rio Grande da Serra, a diretora de administração do Fórum, Valdeci Santiago, e o decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bonfim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;