Interação Titulo Interação
Trocando experiências

Quem São e o que Fazem as Entidades de Cegos do Brasil...

Carlos Ferrari
05/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem São e o que Fazem as Entidades de Cegos do Brasil: Trocando Experiências para a Construção de Referência. Esse é o título do Encontro Nacional de Entidades e Organizações de Cegos, que será realizado, de hoje a 9 de junho, em São Paulo. Decidi tratar desse assunto neste espaço, não com o objetivo somente de divulgar, mas principalmente de dialogar um pouco sobre quais são as expectativas geradas e que podem ser atendidas quando se realiza um evento dessa magnitude.

Vamos começar pelo título ‘Quem são e o que Fazem’: convidar organizações de todo o País para conversar sobre esse tema, em um primeiro momento pode parecer estranho, independentemente de seu segmento de atuação. O fato concreto, no entanto, é que quando se faz isso, reconhece-se publicamente a necessidade de um autodiagnóstico como caminho seguro para alcançar novos e melhores níveis de qualidade no cumprimento de suas finalidades estatutárias.

A propósito, falando nisso, sou do tempo em que quando se decidia criar uma entidade, colocava-se em seu estatuto as finalidades da organização, todo o tipo de ação, ou ‘boa intenção’.

Com o avanço no delineamento de políticas públicas setoriais e transversais, as entidades de atendimento, defesa de direitos e assessoramento, passaram a vislumbrar novas demandas e meios para alcançar seus objetivos. Paradoxalmente, passaram a vivenciar os resultados alcançados por avanços decorrentes de suas próprias lutas, sendo chamadas a atuarem em sistemas universais públicos e articuladas com o sistema de garantia de direitos.

Os Sistemas Únicos de Saúde e de assistência social passaram a habitar o campo da realidade, trazendo para o debate a necessidade de trabalharmos políticas de estado, independente de políticas pensadas pelo governo A ou B.

O movimento brasileiro de cegos estará, nesses próximos dias, enfrentando essa realidade. Antes da etapa presencial foi disponibilizado na internet um formulário, elaborado em parceria entre a ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil) e a Faculdade Paulus de Comunicação, para permitir um conhecimento aprofundado das condições políticas, legais, técnicas e econômicas que permeiam essas entidades.

Se você gostou dessa proposta, compareça na abertura do evento, hoje, a partir das 14h, ou mesmo na Plenária Final, no dia 8 de junho, às 9h, que será realizada no Novotel Jaraguá, na Rua Martins Fontes, 71 – Centro de São Paulo.

É importante destacar o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que viabilizou a realização do evento, com todo o suporte financeiro e infraestrutural.

Quem não puder estar lá, acompanhe o evento passo a passo pelo site www.oncb.org.br. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;