Política Titulo Aposentadoria?
Adversários acreditam no retorno de Frank Aguiar

Para eles, vice-prefeito de S.Bernardo está descontente com PT

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
25/10/2011 | 07:26
Compartilhar notícia


Os adversários da administração Luiz Marinho (PT), em São Bernardo, acreditam que a desistência da política anunciada na semana passada pelo vice-prefeito, Frank Aguiar (PTB), deve-se à falta de sintonia com o grupo petista. Para eles, o petebista deve desistir da aposentadoria da vida pública e retornar.

O deputado estadual Alex Manente, pré-candidato ao Paço pelo PPS, disse que torce para o retorno do cantor à política e que seu desejo de sair está relacionado a possível desapontamento com o governo. "Não foi bom para ele ter sido vice do PT. Não tem a ver somente com questões pessoais, há alguma coisa obscura que o levou a dizer isso", analisou.

Da mesma forma sucinta, o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) frisou que "Frank ficou frustrado ao lado da administração petista". "São promessas não cumpridas, um governo que não deslancha", sintetizou o tucano, sem entrar no mérito eleitoral.

O presidente municipal do PSDB, vereador Admir Ferro, fez avaliação mais aprofundada. "Enxergo duas possibilidades. A primeira, uma situação combinada com Marinho, pois Frank não seria escolhido para a chapa de reeleição. A segunda, uma estratégia do próprio Frank para mostrar que é querido e as pessoas do governo, que sentiriam sua ausência, irem atrás dele depois."

A primeira hipótese levantada por Ferro tem a ver com o futuro do prefeito Luiz Marinho. Especula-se que ele será o candidato do PT ao governo do Estado em 2014. Se reeleito ao Paço no ano que vem, portanto, teria de renunciar no meio do segundo mandato. Dessa forma, deixará o posto para seu vice. Nesse panorama, ventila-se nos bastidores que o chefe do Executivo prefere deixar um petista na função de número dois da administração.

A segunda possibilidade tem ligação com as recentes declarações do cantor, que deixou mandato de deputado federal, em 2008, para popularizar a campanha do então ex-ministra e sindicalista Luiz Marinho em São Bernardo. O petebista tem afirmado que foi útil no passado e o PT tem de reconhecer isso ao mantê-lo na dobrada para 2012. É forte e recorrente a informação de que o prefeito deve trocar o vice.

Pré-candidato ao Paço pelo PMDB, o vereador Tunico Vieira evitou polemizar sobre o fato. "A vida pública é um sacerdócio. Temos de abrir mão de muita coisa. É difícil se manter. Eu, como advogado, professor universitário, vereador, também já pensei várias vezes em parar. Mas a política é do meu perfil."

FAMÍLIA

O motivo alegado por Frank Aguiar para abandonar a política é familiar. Sua mãe, Zulmira Maria da Luz, está com depressão na cidade de Itainópolis, no Piauí, onde o forrozeiro nasceu. O vice-prefeito está lá desde a semana passada. Ele também afirmou que fica muito tempo longe dos filhos e da mulher, ao conciliar a carreira artística e a vida pública.

No Twitter, o petebista postou fotos de sua estadia na terra natal. Numa delas, está ao lado dos pais, com a filha no colo, numa rede. "Mais tarde volto a São Bernardo, deixando um pedacinho de mim aqui na terrinha, mas muito mais tranquilo, pois graças a Deus minha mãe melhorou!", postou ontem o vice-prefeito, que retornar entre hoje e amanhã.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;