Política Titulo Acordo
PSB de Diadema inicia
unificação para deputado

Partido tenta consenso em candidatura à Assembleia discutindo indicação ao governo Lauro Michels

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
31/05/2013 | 07:14
Compartilhar notícia


Com três postulantes, o PSB de Diadema deu o primeiro passo para unificar candidatura a deputado estadual. Na semana passada, principais dirigentes do diretório local se reuniram para discutir a junção de forças para emplacar um nome do partido na Assembleia Legislativa no ano que vem.
São três nomes que brigam pelo aval da sigla para concorrer a uma cadeira no Parlamento paulista: o presidente do PSB, Manoel José da Silva, o Adelson, o vereador Vaguinho do Conselho e o empresário Jadir Riatto, residente do bairro Eldorado e que tem apoio do parlamentar Célio Boi.
O princípio de acordo decorreu de reviravolta nos bastidores do partido para indicação de um nome para ocupar uma secretaria no governo do prefeito Lauro Michels (PV), algo que já foi prometido pelo verde. Célio Boi foi convidado pelo chefe do Paço, mas a negociação esfriou, o que possibilitou a revisão do indicado ao Executivo.
A legenda começou a discutir apoio a Adelson para assumir a Secretaria de Segurança Alimentar. O dirigente socialista foi titular da mesma Pasta durante a gestão do ex-prefeito Mário Reali (PT), porém, não tinha predileção de Lauro porque não abre mão de levar Frank Miller (PSB) como diretor. Braço-direito de Adelson, Frank não é bem-visto no Paço, principalmente porque entrou em conflitos com muitos apoiadores do prefeito durante a campanha do ano passado.
A aposta em Adelson praticamente o retiraria do páreo pelo aval do diretório para sair como candidato a deputado estadual. Se fosse secretário – o que só aconteceria em 2014 pelos planos de Lauro –, o socialista teria de se descompatibilizar do cargo em março por conta de prazos determinados pela Lei Eleitoral para candidatos.
Com essa sinalização, a concorrência ficaria restrita a Vaguinho e Riatto. O vereador tenta convencer o partido que tem mais experiência política, com três mandatos, e que na última eleição recebeu 6.043 votos, terceiro melhor desempenho da cidade, atrás apenas de Ronaldo Lacerda (PT), com 6.237 sufrágios, e do hoje secretário de Saúde, José Augusto da Silva Ramos (PSDB), que teve 7.524.
Riatto, por sua vez, aposta no discurso de renovação, o que foi bastante explorado no último pleito municipal, norteando a campanha de Lauro contra uma administração de 30 anos do PT e de seus aliados no município.

PRAZO
Adelson já afirmou que, se até julho não houver consenso em torno de uma candidatura a deputado estadual, pretende fazer prévias partidárias. Ele enxerga potencial numa empreitada socialista em Diadema, encaixando discurso com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que ensaia candidatura presidencial pelo PSB. O diretório tem um inscrito para pleitear cadeira na Câmara Federal: Genilton da Autoescola.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;