Política Titulo
PPL cobra espaço no Paço de São Caetano

Mandatário estadual da sigla, Miguel Manso se reuniu com o prefeito Paulo Pinheiro

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
26/05/2013 | 07:11
Compartilhar notícia


O presidente estadual do PPL, Miguel Manso, foi ao gabinete do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), para cobrar espaço no Palácio da Cerâmica. A sigla foi uma das três que se alinharam ao peemedebista para fazer frente à candidatura governista que contava com apoio de 12 legendas na eleição do ano passado e permanece de fora da administração.

Na reunião com o prefeito, ocorrida no dia 17, Miguel expôs a "coragem" do partido em se desgarrar do grupo liderado pelo ex-prefeito e hoje secretário paulista de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), para ingressar no bloco do PMDB na eleição do ano passado. "O prefeito Paulo Pinheiro disse que nós iremos fazer parte da administração mais para frente", revelou o presidente municipal do PPL, Octávio Kahn.

A avaliação do Palácio da Cerâmica de que o desempenho eleitoral da sigla não foi satisfatório ainda pesa para manter o PPL de fora do secretariado. A legenda obteve 193 votos por meio de dois candidatos a vereador.

Para combater o argumento, Miguel explicou o plano de crescimento partidário para que a sigla seja importante no processo de renovação do mandato de Pinheiro. "Estamos discutindo candidaturas a deputado para contribuir com o governo. Além disso, estamos nos organizando para ampliar o número de filiados em todo o Grande ABC. Esse planejamento é uma prioridade para o Miguel Manso", explicou Kahn.

Miguel não foi localizado pelo Diário para comentar o encontro com Pinheiro.

DE FORA

PCdoB e PTN foram as outras duas siglas que engrossaram apoio ao PMDB para conquistar a Prefeitura. Até então, apenas os comunistas ganharam espaço no secretariado com as Pastas de Esporte (Gilmar Tadeu Ribeiro Alves) e Obras (Elda Xavier Martinez), ambos indicados pelo vereador Eder Xavier (PCdoB).

A antiga direção municipal do PTN, que chegou aos 336 votos com cinco candidatos a vereador, foi dissolvida pelo comando estadual e perdeu qualquer chance de integrar a atual gestão. O atual chefe de gabinete de Pinheiro, Eduardo Casonato, assumiu o comando e conduz a reestruturação na legenda como partido auxiliar do PMDB.

Desde que assumiu o Paço, o prefeito tem adotado o discurso de escolher secretários com perfis técnicos. Pinheiro, inclusive, colocou uma série de funcionários concursados que tiveram papeis de destaque na gestão passada em postos estratégicos.

Aliado, PT se propõe a discutir Mobilidade na gestão do PMDB

O PT de São Caetano vai propor ao prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) agenda para discussão de um novo projeto de Mobilidade Urbana para a cidade. Os petistas utilizam como gancho para o debate o imbróglio com a atual concessionária das linhas de ônibus, a Vipe (Viação Padre Eustáquio), que teve contrato e licitação que a colocaram no posto julgados irregulares pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).

"O nosso partido tem condições de propor ao prefeito um plano de excelência para Mobilidade Urbana. Estamos programando agenda positiva para encontrar o modelo ideal que a nossa cidade precisa", explicou o mandatário municipal do PT, Márcio Della Bella. O partido está entre as cinco legendas mais próximas da administração Pinheiro.

O único vereador petista, Pio Mielo, afirmou que o fato da discussão ser liderada pela instância partidária não exclui o seu trabalho parlamentar. "Nós estamos à disposição do partido e ajudando com requerimentos de informação", disse. Na semana passada, ele apresentou moção de repúdio à Vipe por ter praticado aumento em 2012 de 20% na passagem de ônibus, de R$ 2,75 para R$ 3,30, a mais cara da região.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;