Cultura & Lazer Titulo
1ª Bienal do Sesi cumpre nova etapa
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
23/10/2004 | 14:50
Compartilhar notícia


A 1ª Bienal de Arte do Trabalhador da Indústria anuncia neste sábado os nomes dos artistas selecionados para a mostra que será realizada no Sesi Santo André. Entre 27 de setembro a 17 deste mês foram inscritas 172 obras produzidas por trabalhadores das indústrias do Grande ABC. A equipe de jurados, coordenada pela crítica de arte Kátia Canton, concluiu a seleção na quarta-feira, elegendo 80 trabalhos. Neste sábado, a partir das 8h30, todos os trabalhadores inscritos se reunirão no CAT (Centro de Atividades Theobaldo de Nigris) do Sesi, local da mostra de 3 de dezembro a 30 de janeiro de 2005. Os nomes e as obras eleitas estarão disponíveis na internet no site do Sesi (www.sesisp.org.br) a partir das 12h.

Haverá uma sala especial na Bienal dedicada a artistas que, de alguma forma, têm relação artística com a região. Obras da artista plástica andreense Sandra Cinto – os objetos Auto-retratos e Campo de Trigo – estão confirmadas. Do artista andreense Luiz Sacilotto (1924-2003) foram escolhidas uma Concreção, do acervo da Prefeitura andreense, e serigrafias e esculturas pertencentes a seu filho, Valter. A obra de Sacilotto, um dos fundadores do concretismo, é o elo entre a Bienal do Sesi e as revoluções na indústria e nas artes nos anos 1950.

Paula Caetano, coordenadora da Casa do Olhar de Santo André e uma das curadoras da Bienal, fará a seleção. “Serão no máximo cinco artistas, representando as gerações de 1950 até os dias de hoje, em seus diferentes contextos sociais, históricos e econômicos. O caráter desta sala especial é apresentar ao público linguagens e técnicas distintas”, afirmou.

O projeto da montagem do espaço de exposição está em fase de estudo pelos arquitetos Chico Guedes, da Prima Arquitetura, de São Paulo, e Camila Fabrini. “Queremos criar um ambiente independente dentro da unidade do Sesi que sirva como um suporte arquitetônico, um fundo para apreciação das obras”, disse Guedes. Para a produtora cultural da Bienal, Patrícia Galvão, “a idéia é criar um espaço dentro da unidade, mas completamente distinto do Sesi”. Entre as propostas está a possibilidade de agregar obras, por tema ou por assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;