Cultura & Lazer Titulo
Criador de temas de 'O Clone' lança CD
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
14/01/2002 | 18:40
Compartilhar notícia


  A exótica música que acompanha as imagens do Marrocos na novela O Clone não é um produto das arábias. Na verdade, toda a trilha sonora instrumental foi criada pelo brasileiro Marcus Viana, também autor do tema de abertura, Sob o Sol, e da romântica A Miragem, que embala o romance entre os protagonistas Lucas e Jade. Todas essas criações estão reunidas no recém-lançado CD Maktub – Trilhas e Temas de O Clone (Som Livre, R$ 20 em média).

O mineiro Viana sequer pôs os pés no Marrocos. As informações que tinha sobre a cultura árabe vinham de pesquisas anteriores sobre world music e de CD-ROMs com sons de música étnica.

Do diretor da novela, Jayme Monjardim, recebeu uma fita com várias imagens colhidas no Marrocos. “É uma filmagem que eles normalmente fazem para buscar cenários e informações relevantes da cultura local”, diz Viana. Entre elas, há grupos tocando nas ruas, pessoas cantando e mulheres dançando.

Ainda nesse processo de pesquisa, contou com o auxílio do músico sírio Toni Mousayek e sua banda, e de bailarinos, poetas e descendentes residentes no Brasil.

“Fiz aquilo que imagino ser árabe, mas tudo com um ar mais cinematográfico”, afirma Viana. Isso significa que, apesar de a ação de O Clone se passar no Marrocos, a trilha reflete a cultura do mundo árabe como um todo. Passa por todo o Oriente Médio e abrange parte da África. “Existe um repertório comum, a língua é uma só”, diz.

As músicas mais folclóricas do álbum foram criadas de uma forma interessante. É o caso de O Hino ao Sol: “Peguei o som de uma turca cantando, por sinal maravilhosamente, e coloquei a orquestra por trás. É isso que faço, crio o novo a partir do velho”, diz. A voz estava em um CD-ROM de uso permitido.

Em outras faixas, Viana fez uma releitura moderna do tradicional. Caso da faixa Kyrie. Algumas até lembram um pouco a trilha sonora da novela Pantanal – também assinada por Viana – como Entre Dois Mundos, que tem barulho de grilos ao fundo. O grande destaque é Maktub, gravada com três arranjos diferentes: “Comparada a uma ópera, ela seria a abertura”.

E há as duas cantadas: A Miragem, com voz do próprio Viana, e Sob o Sol, tema de abertura de O Clone interpretado por Malu Aires, vocalista da banda Sagrado Coração da Terra. É dela, também, a voz nas canções árabes.

O CD Maktub contou com a participação da Transfonika Orkestra que, na definição do maestro, “é uma banda que utiliza instrumentos sinfônicos”. Também foram utilizados instrumentos típicos árabes e indianos na gravação, como o esraj (violino feito com cabaça).

Marcus Viana é um dos poucos maestros a trabalhar com trilhas sonoras no Brasil. Já compôs para novelas como Pantanal, Kananga do Japão, Amazônia e Terra Nostra, todas dirigidas por Monjardim. Sobre essa parceria de sucesso, Viana diz: “Ele é épico, como eu. Gosta de cinema e de músicas suaves. Para ele, quanto mais sutil, melhor”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;