Política Titulo
MP arquiva investigação sobre o polêmico 'voto fantasma'
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
22/01/2011 | 07:33
Compartilhar notícia


Sem provas, o MP (Ministério Público) arquivou o procedimento de investigação do ‘voto fantasma' de São Bernardo, como ficou conhecido o episódio ocorrido na sessão do dia 19 de agosto de 2009, em que o painel eletrônico da Câmara registrou um sufrágio a mais.

Na ocasião, a posição do vereador Estevão Camolesi (então no PTdoB e hoje sem partido) foi computada sem que ele estivesse presente. Marcelo Lima (PPS), que senta ao lado, foi flagrado por fotos inclinando o corpo em direção à gaveta onde ficam os botões de votação - inclusive o horário que aparece num relógio ao fundo da imagem é o mesmo da votação assinalado na ata da plenária.

Porém, após coletar depoimentos de Marcelo, Estevão, do presidente do Legislativo na ocasião, Otávio Manente (PPS), analisar o áudio e as notas taquigráficas da sessão, o MP concluiu que não havia provas materiais para incriminar o popular-socialista.

Ontem, Marcelo Lima ressaltou que "já esperava" o desfecho do assunto, porque confiava na promotoria e na Justiça. E deu sinais do trunfo que o levou a ser absolvido - ainda que não tenha sido acusado formalmente -, mesmo com o relógio marcando o mesmo horário de seu movimento de inclinação do corpo com o da ata. "E o dia, era o mesmo?", indagou. "A gente anda, se movimenta bastante durante a sessão", completou.

Na Câmara não houve investigação do ‘voto fantasma'. Um dos motivos foi a atuação tímida da oposição durante o episódio - Marcelo era da base governista e hoje integra o grupo de centro, independente.

Os vereadores adversários preferiram não apontar diretamente o popular-socialista como autor da irregularidade, que poderia lhe custar o mandato. Houve apenas pedido de investigação para apurar o ocorrido. Logo, a solicitação foi derrubada pelo bloco de sustentação. Na mesma plenária, o presidente da Casa, então, cancelou os efeitos da polêmica votação e abriu nova apreciação do projeto, esta regular.

Diante da passividade da oposição, coube ao munícipe André Merli Ribeiro pedir abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Legislativo. Também negado pelos governistas. O morador protocolou representação no Ministério Público sobre o fato, o qual foi arquivado.

 

PAINEL

Há possibilidade de o painel eletrônico da Câmara de São Bernardo ser substituído. Segundo Marcelo Lima, visita recente do atual presidente do legislativo, Hiroyuki Minami (PSDB), à Assembleia Legislativa, visou, entre outras coisas, averiguar o sistema de votação do Parlamento paulista. "Nosso processo é antigo, tem vários problemas, inclusive de manutenção do painel. Pode ter novidade por aí", afirmou o popular-socialista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;