Política Titulo
PSB entrega propostas polêmicas a Dilma
20/07/2010 | 09:00
Compartilhar notícia


O conjunto de propostas que o PSB entregou à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, abrange, no plano social, o fortalecimento dos movimentos sociais, "como o MST", e no plano fiscal, a reforma tributária, com "a taxação extra das grandes fortunas". O livreto de 38 páginas apresenta como tese central do partido "a necessidade de construção de um projeto nacional de base desenvolvimentista". Propõe que o governo conduzido por Dilma tenha caráter popular-desenvolvimentista, em que a esquerda tenha "papel hegemônico".

No plano social, o PSB defende a construção de sociedade fundada no combate à desigualdade, atuando como agente do desenvolvimento. Entre as propostas, destacam-se a redução da jornada de trabalho sem redução dos direitos dos trabalhadores e o fortalecimento dos movimentos sociais. Nesse quesito, o PSB cita, especificamente, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), defendendo o aumento do diálogo, o fim da repressão e o reconhecimento no "atraso na promoção da reforma agrária".

No âmbito da política fiscal, os socialistas defendem o controle dos gastos públicos com meta de resultado nominal zero. Sustentam a necessidade de uma reforma tributária, que "compreenda a taxação extra das grandes fortunas e desonere o consumidor na ponta".

Na esfera da política monetária, os socialistas apregoam "juros internos convergindo para as taxas internacionais" e, ainda, juros diferenciados quando destinados a investimentos que assegurem o aumento da produção ou a criação de emprego.

O partido defende, também, a ampliação da atual malha energética com investimentos em fontes eólicas e solar, bem como a construção de novas usinas nucleares. Na questão educacional, o PSB deseja ampliar o investimento em Educação pública, a fim de atingir 10% do PIB até 2014.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;